17/12/2020 às 13h39m - Atualizado em 17/12/2020 às 13h46m
Chuva forte deixa sete mortos em Santa Catarina; há desaparecidos
Temporal causou estragos na Grande Florianópolis e no Oeste do estado. Choveu em 12 horas quase o esperado para o mês.
Ao menos sete pessoas morreram, sendo seis em Presidente Getúlio e uma em Ibirama, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira (16). O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí.
Inicialmente, a Defesa Civil informou que eram 11 mortos e 20 desaparecidos. Depois, por volta das 10h20, a informação foi corrigida pelo órgão para sete mortos, com base no dado divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML). O número de desaparecidos não foi confirmado.
Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades da região foram atingidas. No Vale do Itajaí, entre as cidades mais afetadas, estão também Aurora, Ascurra, Rio do Sul e Apiúna.
Também há estragos provocados pela chuva na Grande Florianópolis, em São José , Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, e no Oeste do estado. (leia abaixo)
Resumo
- ao menos 7 mortos no Vale do Itajaí, sendo 6 em Presidente Getúlio e 1 em Ibirama
- ao menos 9 cidades da região registraram alagamentos e deslizamentos
- há desaparecidos; a estimativa é de cerca de 20 pessoas - não há balanço oficial
- bombeiros receberam mais de 100 chamados por causa da chuva
- em 12 horas choveu 121 milímetros, segundo o Cemaden
O acesso a Presidente Getúlio, que tem cerca de 17 mil habitantes e fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.
Por volta de 11h não chovia mais na região, mas o acumulado de chuva em Presidente Getúlio, em 12 horas, foi de 121 milímetros, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nas próximas horas.
Fonte: G1