30/11/2023 às 13h20m - Atualizado em 30/11/2023 às 18h47m
Pernambuco liderou a geração de empregos no Nordeste em outubro
Estado contabilizou saldo de 8.272 novas carteiras assinadas no mês passado, segundo dados do Novo Caged
Pernambuco foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos em outubro, contabilizando saldo de 8.272 novas carteiras assinadas. Este é o sexto mês consecutivo em que o estado acumula saldo positivo de novos postos de trabalho.
Os números de outubro representam aumento de mais de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados na última terça-feira (28) no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o governo, todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de outubro. Veja a quantidade de oportunidades geradas:
Serviços: 3.119 empregos;
Comércio: 2.392 empregos;
Indústria: 1.824 empregos;
Agropecuária: 686 empregos.
Construção: 251 empregos.
Ao todo, Pernambuco soma 52.477 empregos gerados nos 10 primeiros meses do ano.
"Pernambuco demonstrou, mais uma vez, um resultado animador na geração de empregos, sendo destaque da região Nordeste na criação de vagas em outubro. Mesmo sendo um ano que enfrentamos desequilíbrio de contas e orçamento defasado, estamos trabalhando muito e os resultados começam a se consolidar", disse a governadora Raquel Lyra (PSDB).
"Recolocar Pernambuco no trilho do desenvolvimento, como estamos fazendo desde o início do ano, representa garantir mais emprego e renda para combatermos as mazelas sociais, que precisam e vão ficar no passado", acrescentou a tucana.
Para a secretária em exercício de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do estado, Cristiane Andrade, o resultado demonstra que Pernambuco "está colhendo frutos das ações implementadas desde o início do ano para impulsionar a economia.
"O somatório de vagas criadas apenas nos últimos três meses, ou seja, agosto, setembro e outubro, foi de 42.881, o que corresponde a 81,7% do total de postos gerados desde janeiro. Outro ponto importante em outubro é o crescimento dos setores de Serviços e Comércio, que chegaram a ultrapassar o da Indústria na criação de empregos”, disse.
Em setembro, Pernambuco ficou atrás somente de São Paulo no índice de geração de emprego do país. No último mês, foram assinadas 18.864 carteiras de trabalho.
JC Online