29/11/2021 às 20h53m - Atualizado em 30/11/2021 às 00h54m
João Pessoa cancela festa do Ano Novo devido a nova variante do Coronavírus
As cidades de Cabedelo e Cajazeiras também confirmaram o cancelamento da realização das festas de fim de ano devido a nova variante.
A festa de Reveillón de João Pessoa foi cancelada nesta segunda-feira (29), devido ao risco da nova variante do coronavírus denominada de Ômicron, que já circula por diversos países.
O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Cícero Lucena, e segundo o gestor, os eventos na orla durante o final de ano serão suspensos para que dessa forma, não haja a estimulação de aglomeração de pessoas e a cidade mantenha o controle do avanço da doença.
LEIA TAMBÉM:
- Prefeitura de Salvador cancela Réveillon; Carnaval está sob ameaça
- Fortaleza não vai ter a tradicional festa de réveillon na Praia de Iracema em 2021
As cidades de Cabedelo e Cajazeiras também confirmaram o cancelamento da realização das festas de fim de ano devido a nova variante, conforme apurou o Notícia Paraíba.
Sobre a nova variante:
A ômicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a B.1.1.529 como variante de preocupação no dia 26 de novembro. Ainda há dúvidas sobre transmissibilidade. Medidas não farmacológicas e vacinação seguem sendo fundamentais.
O primeiro caso confirmado da B.1.1529 foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021. De acordo com OMS, a variante apresenta um "grande número de mutações", algumas preocupantes.
Atualmente a África do Sul tem 14,2 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo. O número equivale a 24% dos 59 milhões de habitantes do país.'
Apesar da preocupação, a OMS afirmou que ainda não há registro de morte ligada à nova cepa.