26/11/2019 às 10h04m - Atualizado em 26/11/2019 às 11h56m
Luto: Mestre Zé Galdino morre de câncer aos 69 anos
A importante figura da cultura popular da Mata Norte de Pernambuco morava em Ferreiros-PE e foi vencedor de mais de 300 festivais de violeiros e repente.
O Mestre Zé Galdino, importante figura da cultura popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco, morreu de câncer nesta segunda-feira (25), aos 69 anos.
José Galdino dos Santos ficou conhecido por dominar a arte do repente, da viola e da poesia popular, além de ser mestre de maracatu e mestre cirandeiro. Descobriu o talento quando se mudou para o Recife, aos 27 anos. Foi vencedor de mais de 300 festivais de violeiros e repente.
Como mestre do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires-PE, alcançou renome regional, gravando um disco em parceria com Mestre Barachinha. Anos depois, deixou o Estrela Dourada e fundou o Maracatu Beija Flor de Ferreiros, município onde passou a morar.
Para muitos brincantes e mestres da cultura popular, Zé Galdino é considerado um dos responsáveis pela renovação melódica do maracatu rural e na ciranda, sendo grande influenciador e incentivador do surgimento de novos artistas e grupos na Zona da Mata de Pernambuco.
Sua última aparição em palcos foi no mês passado, onde dividiu os microfones com o Mestre Bi.
Foto: Clara Gouvêa/Secult-PE