19/11/2022 às 04h30m - Atualizado em 19/11/2022 às 05h02m
Polícia Federal mira grupo suspeito de movimentar R$ 500 milhões com tráfico de drogas
Operação Sol Nascente investiga organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina.
Reprodução/Internet
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Sol Nascente, que investiga uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro. As ações, que contam com apoio da Polícia Militar, acontecem na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina.
São cumpridos 23 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande.
Investigações da Polícia Federal identificaram ao menos três grupos que atuavam no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk), ecstasy e cocaína para outros traficantes de drogas, sendo a maioria de João Pessoa.
Mais de R$ 500 milhões teriam sido movimentados pela quadrilha e parte desse montante foi ‘lavado’ através da utilização de empresas com atuação em vários ramos. Mais de 170 contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.
Conforme a Polícia Federal, os investigados da Operação Sol Nascente deverão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.