17/11/2022 às 04h18m - Atualizado em 17/11/2022 às 07h38m
Processo de beatificação de Dom Hélder Câmara avança no Vaticano
O processo de beatificação e canonização do Dom da Paz teve início em 2015, ano em que recebeu o título de 'Servo de Deus'
O processo de beatificação de Dom Hélder Câmara teve um avanço no Vaticano. Após validação jurídica que reconhece atos e documentos apresentados pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a Igreja Católica agora irá criar comissões que irão avaliar todo acervo reunido e, com isso, Dom Hélder poderá ser declarado "Venerável".
A informação foi dada pelo arcebispo do Recife e Olinda Dom Fernando Saburido, no fechamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional, diante de 20 mil fiéis, na capital pernambucana. Na ocasião, Dom Fernando leu a carta enviada pelo frei Jociel Gomes, vice-postulador designado para provar a santidade do cearense, que foi abraçado pelo estado de Pernambuco. O Professor de história e pesquisador sobre o legado de Dom Helder, Newton Cabral, destaca a importância desse avanço no processo de reconhecimento da santidade.
O processo de beatificação e canonização do Dom da Paz teve início em 2015, mesmo ano em que ele recebeu o título de "Servo de Deus". A história de Dom Hélder Câmara se relaciona com a história do próprio País. Em 1964, ele foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, dias antes de ser instaurada a Ditadura Militar no Brasil. Dali em diante, Dom Hélder lutou contra o regime, se colocando como defensor dos direitos humanos e denunciando abusos de autoridades policiais. Segundo o Professor de história e pesquisador, Newton Cabral, Dom Helder tinha uma visão que permeia os ensinamentos de Jesus.
Até ser considerado santo, o processo de Dom Hélder Câmara passará por novas etapas. Ele poderá ser tido como Venerável, após condições avaliadas pelo Vaticano. Se comprovado um milagre, ele receberá o título de beato. E se um novo milagre for confirmado, Dom Hélder poderá ser mais um santo do Brasil.