14/11/2022 às 18h09m
- Atualizado em
14/11/2022 às 18h38m
A Polícia Federal de Pernambuco deu cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no Recife. Nomeada de Dois Unidos, a operação foi desencadeada após um vídeo em que eleitores reivindicam o pagamento supostamente por terem votado em determinado candidato ao cargo de deputado estadual viralizar nas redes sociais. O deputado estadual Francismar Pontes (PSB), reeleito nesta eleição para o quarto mandato, teria sido um dos alvos da PF.
Apesar da Policia Federal não ter confirmado o nome dos alvos, um grupo de pessoas acusa Francismar de compra de votos e, além disso, de não pagar o valor prometido. O mesmo grupo ainda aponta que a articulação foi realizada por um homem identificado como Thiago. A primeira operação da PF foi realizada no Edifício Jardins Christina Harley Lundgren, localizado na Rua Padre Roma, no Parnamirim, onde mora o deputado.
As investigações foram realizadas pela Delegacia de Defesa Institucional – DELINST – e, após as diligências preliminares, identificaram a localidade do ato, bem como o suposto arregimentador/coordenador da campanha e o respectivo candidato. A ação busca obter novos elementos de prova, e objetiva confirmar o modus operandi dos investigados, bem como identificar outros envolvidos.
Os investigados respondem pelo crime de corrupção eleitoral, tipificado no art. 299, Código Eleitoral, cuja pena pode alcançar quatro anos de prisão e multa. O nome da operação faz referência à localidade em que ocorreram os fatos: Dois Unidos.
Fonte: Diário de Pernambuco