28/10/2018 às 13h33m - Atualizado em 28/10/2018 às 13h34m
Eleitor é preso em João Pessoa após fotografar voto na urna
A infração foi registrada por um mesário, que solicitou a presença do juiz na sessão. A Polícia Militar foi acionada para fazer a prisão e levá-lo à sede da Polícia Federal em Cabedelo.
Paraíba.com
Neste domingo (28), um homem acabou sendo preso por ter fotografado seu voto na urna eletrônica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. João Navarro Filho, localizada no Valentina, bairro de João Pessoa.
A infração teria sido registrada por um mesário, que solicitou a presença do juiz na sessão. A Polícia Militar foi acionada para fazer a prisão e levá-lo à sede da Polícia Federal em Cabedelo.
De acordo com a polícia, o mesário flagrou a ação e solicitou a presença do juiz no local. Uma guarnição da Polícia Militar, por sua vez, foi acionada para fazer a condução do suspeito para a sede da Polícia Federal, em Cabedelo.
Gravar vídeo e fazer selfie em local de votação é crime, previsto no Código Eleitoral, por violar ou tentar violar o sigilo do voto. A punição é de até dois anos de prisão, além do pagamento de multa.
A Lei das Eleições proíbe o uso de equipamentos eletrônicos diante da urna eletrônica. No artigo 91-A, a norma estabelece que "fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação".