15/10/2018 às 09h49m - Atualizado em 16/10/2018 às 08h14m
Professores de Pernambuco são destaque em prêmio nacional para projetos de escolas públicas
Dois docentes que atuam no estado tiveram nomes anunciados, nesta segunda-feira (15), pelo Ministério da Educação.
No Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira (15), dois docentes que atuam em escolas públicas de Pernambuco tiveram projetos em destaque na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). Os nomes foram anunciados pelo MInistério da Educação.
Um dos professores do estado concorreu na etapa regional, que premiou, ao todo, 30 educadores. O outro está na lista de primeiros colocados na categoria "temáticas especiais", que contemplou, ao todo, 20 profissionais.
Na etapa regional, na categoria Anos Iniciais - 4º e 5º anos -, o premiado de Pernambuco foi o professor Isaías da Silva, da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.
Ele desenvolveu um trabalho denominado "Cadê os indígenas nos livros didáticos. Tem indígenas em Pernambuco?" Também foram contemplados três trabalhos da Bahia e dois do Rio Grande do Norte.
Entre os trabalhos de "temáticas especiais", a contemplada de Pernambuco foi a professora Sandra Amorim da Silva Cavalcanti, da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, do Recife.
Ela concorreu na categoria Ensino Fundamental – anos iniciais 4º e 5º anos. O trabalho premiado é "Recife Rádio RM: A Hora da Revolução". Também foram contemplados projetos de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Piauí e Ceará.
Premiação
No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país se inscreveram no PPB. Segundo o ministério, o prêmio distingue e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Os seis vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro, de acordo com as seis categorias da etapa regional: Educação infantil/creche, Educação infantil/pré-escola, Anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos, Anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos, Anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano e ensino médio.
Já na categoria Temática especial, 20 professores foram premiados com trabalhos inscritos em uma das cinco temáticas - "O esporte como estratégia de aprendizagem", "Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional", "Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio", "Práticas inovadoras de educação científica" e "Educação empreendedora".
Nesta edição, foram distribuídos R$ 305 mil aos vencedores, bem como viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior, além de placas para as escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas.
Etapa estadual
O PPB é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na estadual, os três primeiros colocados em cada categoria recebemcertificados que ficam disponíveis no próprio sistema de inscrição, cabendo ao vencedor um troféu.
Em Pernambuco, na categoria creche, venceu o professor Aldeci Pereira dos Santos, da Escola Judith Maria Brasil da Rocha, de Camaragibe, no Grande Recife, com o trabalho "Tem que comer para gostar".
Nessa categoria, foram destaques Karina Candido Bernardo da Silva, da Creche Municipal 8 de Março, no Recife, e Dayse Alves Pessoa de Araújo, da Creche-Escola Miguel Arraes de Alencar, na capital.
Na categoria pré-escola, a vencedora foi Valdênia Sabrina Fragoso de Brito, do Centro de Educação Infantil do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, com "A matemática nos contos infantis: trabalhando com grandezas e medidas na educação infantil."
Nessa categoria foram destaques Margareth Carla Araujo Martins, da Escola de Moços, de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e Erika Alves da Silva, da Escola Municipal Rita Neiva de Oliveira, em Camaragibe, no Grande Recife.
Na categoria Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, venceu Nathalie Sena da Silva, da Escola Municipal Presbítero Jpsé Bezerra, do Recife, apresentando o tema "Se Liga nas novas tecnologias: o continente africano em poesias."
Foram destaques nessa categoria Edjane Carvalho da Silva Souza, da Escola Prefeito Barrinho, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, e Nilza Pereira de Souza, da Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, de Petrolina, no Sertão.
Na categoria 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, venceu o professor Isaías, de Vitória de Santo Antão. Ele também foi destaque na etapa regional.
Na categoria de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o vencedor foi Gláucio Ramos Gomes, do Educandário Municipal Cônego da Costa Carvalho, de Paulista, no Grande Recife. O tema contemplado é "Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para estudantes cegos".
Foram destaques Bruno Basílio Cardoso de Lima, da Escola Municipal Maria Félix de Lima, de Caruaru, no Agreste, e José Bruno da Silva Medeiros, da escola Municipal Maria Antônia, de Frei Miguelino, na mesma região.
Na categoria Ensino Médio, a vencedora foi Nielza Maria Lopes Santos, da Escola de Referência Alberto Augusto de Morais Pradines, de Itamaracá, no Grande Recife. O tema foi "Nossa Cultura tem Som."
Foram destaques Jonatas Carvalho Cordeiro, da escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, de Floresta, no Sertão, e Ruy de Azevedo Parahyba Junior, da escola de Referência Desembargador Renato da Fonseca, de Olinda, no Grande Redife.