07/10/2019 às 07h04m - Atualizado em 07/10/2019 às 11h15m
Eleição para Conselho Tutelar é suspensa em Olinda por irregularidades
Ainda não há nova data para eleição
As eleições para escolher os conselheiros tutelares de Olinda, que seriam realizadas na manhã deste domingo (06), foram suspensas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município, o motivo do cancelamento foi a ocorrência de falhas nas cédulas de votação. De acordo com o secretário Odin Neves, ainda não há nova data para eleição.
Em Pernambuco, são 241 conselheiros a serem escolhidos para o mandato de quatro anos. Eles assumem a responsabilidade de fazer cumprir os direitos de 2,2 milhões de crianças e adolescentes do estado. Só no Recife serão eleitos 40 conselheiros para representar cerca de 300 mil crianças e adolescentes que moram no estado.
Uma decisão judicial suspendeu as eleições para o Conselho Tutelar do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que estavam marcadas para este domingo (6). O pedido foi proposto pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e denunciava que membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estariam exercendo a função após o fim de seus mandados. Com isso, todos os atos praticados pelo Conselho após 28 de junho, dia depois do término do mandato, foram anulados.
A decisão foi deferida pela juíza Luciene Robéria Pontes de Lima, que exigiu que a Prefeitura de Camaragibe adote as providências necessárias para nova eleição de membros do CMDCA e refazer as fases do processo eleitoral para o Conselho Titular municipal. Caso não obedeça a decisão, o município sofrerá a pena de multa diária por descumprimento no valor de R$ 5.000,00.