03/10/2024 às 16h57m - Atualizado em 03/10/2024 às 17h12m
Veja vídeo: Prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, chega à reta final do seu terceiro mandato sem cumprir mais uma vez a promessa da instalação do Polo Industrial na cidade
No projeto inicial há 12 anos atrás, o terreno localizado na Vila Nova Vida iria contar com 25 indústrias gerando mais de 4 mil empregos.
Polo industrial abadonado - Imagem: Arquivo Agora Nordeste/Timbaúba Agora
No ano de 2012, Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, vivia uma grande expectativa na instalação do Polo Industrial. Naquele momento, a população estava com a esperança da geração de centenas de empregos e de dias melhores com o desenvolvimento que parecia se aproximar. Expectativa de uma vida melhor e a criação de diversos postos de trabalho. Infelizmente, tudo isso não passou de uma ilusão. Promessas que foram feitas de crescimento e desenvolvimento na época pelo atual prefeito Marinaldo Rosendo que não foram cumpridas, para decepção e desespero da população timbaubense. Dinheiro do povo jogado pelo ralo.
De acordo com a Prefeitura em 2012, só o processo de terraplanagem passou dos R$ 3,5 milhões. E segundo um folhetim distribuído na época, o terreno localizado na Vila Nova Vida iria contar com 25 indústrias gerando mais de 4 mil empregos.
12 anos depois do início da construção, o local onde seria o Polo Industrial está cheio de matagal e a estrutura em ruínas. Um local que poderia está melhorando a vida de centenas de trabalhadores e trabalhadoras, trazendo desenvolvimento para Timbaúba, se encontra abandonado em um estado que chega a ser deprimente e lamentável para quem ver.
Empresas de diversos ramos com o passar do tempo foram desistindo de se instalar no Polo Industrial. E milhões de reais deixaram de ser investidos na cidade, para decepção de quem aguardava pelo progresso. E também para os jovens que sonhavam com o primeiro emprego e as pessoas que estavam desempregadas há vários anos e viam naquela época a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho..
De acordo com uma matéria veiculada no Blog de Jamildo do NE10 no início do ano de 2013, seria investido em Timbaúba mais de R$ 100 milhões.
Entre as fábricas que seriam instaladas estão:
- Unifit, responsável pela produção de fios de poliéster de alta resistência usado em cintos de segurança em automóveis e em cabos de atracagem de navios e plataformas
- Alca que iria produzir materiais emborrachados solados para calçados e tapetes automotivos
- Cardomassa que produziria biscoitos de batata doce enriquecidos com ferro emínico
- Mais Orro Metalúrgica e Composit Ltda que iria produzir no local torres de energia eólica
- IF Preé-moldados, que fabrica peças de concreto armado
- Moinho Santafé
- Brasilco artefatos de couro
Centenas de empregos em indústrias do setor moveleiro, componentes de turbinas eólicas, gêneros alimentícios e lâmpadas LED que até o momento não se tornaram realidade.
Polo Industrial que se tivesse sido instalado faria uma remodelagem na economia de Timbaúba e em toda Mata Norte de Pernambuco.
CONFIRA VÍDEO:
PREFEITO PROMETE EM PALANQUE ELEITORAL CENTENAS DE EMPREGOS NO POLO INDUSTRIAL; CONFIRA:
Ver essa foto no Instagram