03/10/2019 às 08h45m - Atualizado em 03/10/2019 às 10h38m
Cultura: Prefeitura de Camaragibe reabre Cine Teatro Bianor nesta quinta
O espaço conta com 402 lugares, palco italiano, e sede de vários eventos nos últimos anos.
Do Blog do Jamildo. A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura (Funcultura), deve reabrir, na próxima quinta-feira (3), o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. A requalificação ocorreu a partir de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Edilson Silva, e custou 150 mil reais de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).
O espaço conta com 402 lugares, palco italiano, e sede de vários eventos nos últimos anos, como o Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage e Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe.
O Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro possui uma história marcada por várias transformações. O prédio funcionou como um cinema durante os anos 50, posteriormente foi uma igreja, se tornou depósito de cooperativas a partir do final dos anos 1990. Nesta época, foi reformado e nomeado provisoriamente como “Teatro Camará”.
Foi reinaugurado no final de 2012, com o atual nome de Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro. Foi fechado algum tempo depois, por problemas elétricos, segundo a prefeitura. Para reabrir, a gestão precisou fazer reparos no local com relação a infiltrações, manutenção no sistema de prevenção de incêndios e consertos nas instalações existentes.
O nome do Cine Teatro é em homenagem a um agitador cultural da região, Bianor Mendonça Monteiro. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade em casas comerciais do Recife, auxiliando na organização e limpeza para ajudar no sustento familiar. Quando adulto, Bianor se tornou um provocador cultural, tendo criado nos anos 1950 um grupo de teatro em Camaragibe.
Programação de reabertura
Programação – Quinta (03/10)
19h – Grupo de Dança – Celeiro do Passo Espetáculo – Viva PERNAMBUCO
19h20 – Discursos
19h50 – Beto Hortiz
20h20 – Cantador Antônio Lisboa
20h30 – Recital de Poesia
20h40 – Senhora do Engenho – Peça Teatral