28/09/2018 às 03h08m - Atualizado em 28/09/2018 às 10h02m
Índios são diplomados professores em Caruaru
Mais de 160 alunos indígenas de licenciatura na UFPE receberam diploma, durante cerimônia em Caruaru
Alunos indígenas de Licenciatura Intercultural Indígena, subdividida em Linguagens e Artes, Ciências da Terra e da Natureza e Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), receberam nesta quarta (26), certificação de formação como professores. A cerimônia aconteceu no auditório do Senac, no Shopping Caruaru, Agreste do Estado. No total, 163 indígenas foram diplomados.
O curso é realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco. O intuito é de promover a capacitação inicial do professor indígena que está ministrando aulas nas escolas indígenas sem formação acadêmica ou licenciatura. Os formandos são indígenas de doze etnias – Atikum, Entre Serras Pankararu, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankará, Pankararu, Pankaiwka, Pipipã, Tuxá, Truká e Xukuru - que dão aulas nas 147 unidades de ensino indígenas da Rede Estadual, que conta atualmente com 1.795 professores indígenas e esta é a segunda turma com diplomação.
Em 2013, a turma anterior licenciou 153 professores indígenas, uma formação que, segundo o superintendente de Política Educacional Indígena, Caetano Neto, vai possibilitar a realização de pesquisas que viabilizarão novas práticas de ensino e o fortalecimento da identidade dos estudantes.
O curso é destinado à formação dos professores indígenas que atuam na educação básica, particularmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas indígenas. Os egressos devem atuar na docência, na gestão escolar, e em práticas educativas escolares e não escolares.
Informações da Folha PE