Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/09/2022 às 10h04m - Atualizado em 21/09/2022 às 18h01m

Foco de incêndio é registrado no lixão de Timbaúba; queima de lixo é crime e pode provocar problemas respiratórios a população; Confira vídeo

Causa do incêndio ainda é desconhecida, e a Prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente, não se pronunciou sobre o ocorrido.

lixao-incendio

Imagens enviadas ao Agora Nordeste nesta quarta-feira (21), mostram uma densa fumaça causada por foco de incêndio no lixão de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com o leitor que denunciou e enviou o vídeo, o incêndio ocorreu no início da semana.

A causa do incêndio ainda é desconhecida, e a Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não se pronunciou sobre o ocorrido.

Especialistas em engenharia sanitária alertam que a queima de lixo pode provocar problemas respiratórios a população.

Timbaúba mantém lixão a céu aberto

Em janeiro de 2021, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou reunião com os prefeitos eleitos da Mata Norte para tratar da erradicação dos lixões. Mas em Timbaúba, o projeto Pernambuco Verde não foi colocado em prática pelo Governo Municipal, e a má destinação de resíduos, considerado crime ambiental, continua acontecendo no vazadouro a céu aberto ao lado da ladeira da Piana, provavelmente poluindo o ar, as águas, o solo, e atraindo vetores que espalham doenças.

lixao_2022

Um enorme desrespeito ambiental e social. É assim que podemos resumir a realidade dos lixões. Por causa disso, o objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos foi justamente erradicar os lixões no Brasil até 2021. O prazo não foi cumprido, ao contrário: a Lei nº 14.026, assinada em 2020, o estendeu até 2024.

CONFIRA VÍDEO:

Não queime lixo

A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana. A punição pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano. Há também o risco de causar incêndio, colocando em perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outrem, com previsão de punição no código penal de reclusão de três a seis anos e multa.

Fiscalize a sua rua, o seu bairro, cobre pelos seus direitos. O Agora Nordeste tem o espaço aberto para você fazer a sua denúncia e o seu apelo. Entre em contato que vamos apurar e cobrar as melhorias as autoridades. Faça a denúncia pelo direct do Instagram do Agora Nordeste: @agoranordesteoficial

SAIBA MAIS SOBRE TIMBAÚBA-PE

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias