15/09/2022 às 08h43m - Atualizado em 15/09/2022 às 09h51m
Timbaúba: Josinaldo Barbosa é afastado de mandato de vereador por determinação judicial; ele é alvo de operação policial nesta quinta (15)
Presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba é acusado de peculato. Ainda foi determinado mandado de sequestro de bens e valores do acusado.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba, o vereador Josinaldo Barbosa (PTB), foi afastado do cargo por determinação judicial, juntamente com outros três servidores da Casa Doutor Manoel Borba.
Ele é alvo da Operação “Hora Extra”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (15), pela Polícia Civil de Pernambuco, através da 2ª Delegacia de Combate à corrupção (2ª DECCOR), que tem a investigação do Delegado Diego Pinheiro, que integra o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e em cumprimento a mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal de Timbaúba.
De acordo com a polícia, Josinaldo Barbosa é acusado de peculato, e se deu devido a suspeitas de que servidores recebiam verbas indenizatórias e repassavam para o Presidente do Poder Legislativo timbaubense. Além do afastamento da Presidência da Câmara de Vereadores, ainda foram determinados mandados de sequestro de bens e valores.
A investigação foi iniciada em agosto do ano passado, após solicitação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), oriunda de auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e foca na identificação e desarticulação de organização criminosa voltada à prática de peculato.
LEIA TAMBÉM:
- Faltando 20 dias para término do prazo, Câmara de Vereadores de Timbaúba segue sem atender Recomendação do Ministério Público de Pernambuco para realizar concurso público
- Ministério Público de Pernambuco recomenda ao presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Josinaldo Barbosa, a realização de concurso público
Também foram realizados mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiana, Carpina, Camutanga e Recife. Ao todo, 60 policiais civis participam da ação policial.