Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

14/09/2024 às 19h15m - Atualizado em 14/09/2024 às 21h41m

Recife: Em menos de 15 dias, retirada dos entulhos do Morro da Conceição é concluída

Segundo a Prefeitura do Recife, 20 toneladas de materiais foram vendidos para reaproveitamento

morro_da_conceicao-desabamento_de_teto

Em menos de 15 dias, todos os entulhos do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, foram retirados do local. Ao todo, 12 caçambas de resíduos não reutilizáveis foram levadas para o aterro sanitário, e ainda 20 toneladas de materiais foram vendidos para reaproveitamento. 

Segundo Anderson Soares, chefe do Centro de Operações do Recife (COP), a remoção dos entulhos foi resultado de um trabalho sincronizado. "Deixamos o espaço à disposição da Diocese para que seja iniciado o trabalho de reconstrução. Enquanto isso, será mantido o espaço temporário para que as missas possam ocorrer normalmente", disse. Segundo ele, pelo menos 100 bancos, equipamentos de ar-condicionado e ainda materiais religiosos poderão ser reaproveitados após a tragédia. 

Com o incidente, duas pessoas morreram e 29 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde, sejam policlínicas, UPAs ou hospitais, tanto da rede municipal, estadual ou conveniada, segundo a Prefeitura do Recife. Todas as pessoas que ficaram feridas foram liberadas após alta médica.

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura do Recife:

DEFESA CIVIL - A Defesa Civil do Recife atuou em diversas frentes desde o dia da tragédia, como isolamento da área; atendimento social às pessoas afetadas e suas famílias; e o escoramento da área embaixo do coreto. Foi feita também a avaliação das paredes remanescentes do imóvel, que não identificou comprometimento das estruturas de alvenaria.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife garantiu o auxílio funeral às duas famílias das vítimas fatais da tragédia do Morro da Conceição. Além disso, no último dia 2, realizou a entrega de 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição para complementar o estoque da instituição e evitar ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar. As equipes da secretaria seguem acompanhando as famílias atingidas.

CONTROLE URBANO E TRÂNSITO - As equipes das secretarias executivas de Controle Urbano (Secon) e Comércio Popular (Secpop) colaboraram  na remoção de materiais e das placas solares, além de auxiliar na desobstrução de áreas essenciais para os trabalhos no local. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi acionada na sexta-feira (30) e, imediatamente, enviou efetivo ao local do acidente no Morro da Conceição para garantir a segurança viária das pessoas e a mobilidade dos veículos de serviço e de emergência. Para isso, toda a área foi isolada, de maneira a garantir que o socorro chegasse no tempo necessário. Nos primeiros dois dias, a CTTU manteve efetivo 24h no local e depois manteve um efetivo durante todo dia para apoio à comunidade e à chegada dos serviços.

GUARDA MUNICIPAL - No dia do desabamento, a Guarda Municipal enviou ao local 7 viaturas com 25 agentes. A retirada dos destroços foi acompanhada por 5 guardas durante o dia e 6 durante a noite e madrugada.

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde do Recife, foram atendidas 188 pessoas por equipe multiprofissional, que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e assistentes sociais. Do total, 80 pessoas precisaram de assistência psicológica e foram referenciadas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Espaço Azul, em Casa Amarela, e Esperança, na Tamarineira. 

Nesta quinta-feira (12), será celebrado um momento de ação de graças em virtude da conclusão da retirada dos entulhos. O Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Emerson Borges CSsR, irá abençoar os trabalhadores presentes, com orações, agradecimentos, aspersão de água benta e cânticos. 

 

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias