14/09/2018 às 09h34m - Atualizado em 14/09/2018 às 21h24m
Operação do Ministério Público de Pernambuco embarga 74 hectares de desmatamentos ilegais no Estado
Ação ocorreu em áreas de Mata Atlântica no Estado, na operação foram apreendidos armas, ferramentas e 7.500 sacos de carvão.
O Ministério Público de Pernambuco, com o apoio de instituições ligadas à fiscalização e proteção ao meio ambiente, embargou 74 hectares de áreas de desmatamento ilegais de Mata Atlântica, muitas com a finalidade de plantação de produtos ilícitos, como a maconha. Na execução da operação Mata Atlântica em PE, também foram apreendidos 64 metros decarvão e 7.500 sacos do produto pronto para o consumo, materiais para o desmate e seis armas de fogo. Além disso, ainda foram resgatados 112 animais silvestres. As multas aplicadas às empresas e proprietários flagrados somaram R$ 185,2 mil.
A ideia é criar, a partir das fiscalizações e punições, uma consciência de que é necessário cessar ações de desmatamento no País e proteger as áreas de preservação. Sobre a conscientização, o diretor do SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, afirma que a implantação de um projeto como oIPTU Verde nas cidades (em que o cidadão presta serviço para a cidade ajudando a purificar o ar e obtém desconto no IPTU em proporção à área verde de sua propriedade), ajudaria a sociedade a enxergar a natureza como uma parceira de vida.