14/09/2017 às 07h07m - Atualizado em 14/09/2017 às 07h36m
Tripulantes nadam por cinco horas após naufrágio de barco entre Recife e Noronha
Seis pessoas estavam a bordo da embarcação de carga que saiu de Recife, na terça-feira (12), e chegaria, na quinta (14), ao arquipélago de Fernando de Noronha. Todas sobreviveram ao acidente.
Uma embarcação que partiu do Porto do Recife em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha naufragou em alto mar na noite de terça-feira (12). Ao todo, havia seis pessoas no barco de carga Ekos Noronha, que fazia o trajeto pela primeira vez. Para sobreviver, os tripulantes tiveram que nadar por cerca de cinco horas até chegar à praia de Casa Caiada, em Olinda, a cerca de 13 quilômetros de onde a embarcação estava quando afundou.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, nesta quarta-feira (13), um dos tripulantes da embarcação, João Leite, afirmou que o acidente durou menos de cinco minutos. “O vento estava muito forte e o navio não aguentou. Conseguimos contato com a Capitania dos Portos e, em menos de um minuto, a água invadiu a sala de máquinas e a energia foi embora", disse.
O percurso entre Noronha e o Recife é de 300 milhas náuticas, o que corresponde a 545 quilômetros. Se tudo tivesse corrido como planejado, o barco levaria dois dias para chegar ao arquipélago. Segundo João, a união entre as vítimas e o trabalho sincronizado foram responsáveis pela sobrevivência de todos que estavam a bordo.
“Procuramos juntar todo mundo e decidir abandonar o barco. Tínhamos colete salva-vidas e boia circular com sinalizador. Isso nos deu mais condições de chegar à costa", afirmou. Os moradores de prédios próximos ao local onde os tripulantes chegaram comunicaram os bombeiros e prestaram socorro às vítimas.
O barco transportava material de construção para a reforma de uma pousada e mantimentos para abastecer a ilha. O dono do navio, Eduardo Henrique Oliveira, informou que o Ekos Noronha estava com cerca de 70 toneladas de carga, menos que o limite da embarcação, que é de aproximadamente 100 toneladas. O navio chegaria à ilha na quinta-feira (14).
Do G1 PE