Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/08/2024 às 07h42m - Atualizado em 22/08/2024 às 08h26m

Em resposta a solicitação do Agora Nordeste, Prefeitura de Timbaúba diz que desempenho da Educação abaixo da meta estabelecida no Ideb foi por conta das 'adversidades do período pós-pandemia'

O Ideb informou que Timbaúba alcançou 5,3 nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e não atingiu a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021).

secretaria_educacao

Há alguns dias, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

O Ideb informou que Timbaúba alcançou 5,3 nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e não atingiu a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021), que é de 5,6. Também ficou abaixo do alcançado pelo Estado de Pernambuco (6,2) e da média nacional (6).

LEIA TAMBÉM: Timbaúba: TRE determina exclusão de publicação da Escola Mario de Queiroz Galvão no Instagram que usa alunos para fazer propaganda em benefício de Marinaldo Rosendo

O Agora Nordeste solicitou um pronunciamento da Prefeitura sobre esse desempenho abaixo do esperado na Educação, que não alcançou a meta estabelecida, e o município informou o seguinte:

Timbaúba tem a segunda melhor Educação Alfabetizada do Brasil, perdendo apenas para o estado do Ceará. Em resposta a matéria veiculada por meio do site Agora Nordeste "Ideb: Educação no município de Timbaúba não apresenta evolução nos últimos dois anos e fica abaixo da meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5ºano)" informamos que o período em questão avaliado, o município obteve nota de 5,2, abaixo da meta estabelecida, que foi de 5,6, em função de diversas circunstâncias e adversidades do período pós pandemia. As aulas nas escolas da rede municipal de ensino aconteceram de forma remota, o período pós pandemia (2020-2021) foi muito desafiador e de superação para os mestres que fazem a educação em Timbaúba. Em 2023, não houve meta estabelecida pelo MEC e o Ideb encerrou os índices. Ainda ressaltamos, a grande maioria dos municípios se manteve em baixa e Timbaúba obteve a nota 74,1 estando acima da média estadual, ficando abaixo apenas do estado do Ceará. Em contrapartida, o município investiu não apenas em estrutura ou equipamentos mas também no socioemocional dos profissionais da Educação com o programa Brain Academy, a metodologia aplicada foi única em todo o Nordeste. Timbaúba avançou muito na Educação: único município da Mata Norte do Estado a receber o prêmio "Escola Destaque", do Programa Criança Alfabetizada; Valorização dos profissionais com pagamento do piso aos professores; Entrega de computadores novos; Reforma nas Escolas da rede municipal de ensino; Implantação da lei que garante duas refeições aos estudantes da rede, e até quatro refeições por turno nas Escolas Integrais; entre tantos outros benefícios e melhorias”.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias