20/08/2024 às 18h35m
Ideb: Educação do município de Timbaúba não apresenta evolução nos últimos dois anos e fica abaixo da meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
Índice é principal indicador de qualidade da educação pública e privada no Brasil
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.
Em relação a Timbaúba, município localizado na Mata Norte de Pernambuco, o Ideb informa que alcançou 5,3 nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e não atingiu a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021), que é de 5,6. Também ficou abaixo do alcançado pelo Estado de Pernambuco (6,2) e da média nacional (6).
Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), Timbaúba alcançou 5,1 pontos, ficando no limite das metas do indicador para essa etapa.
A falta de evolução significante das notas da educação básica do município pode ter sido ocasionada pela precariedade das escolas nos últimos anos, o que é um desrespeito aos professores e estudantes, que por muitas vezes não encontraram locais ideais para o ensino e aprendizado.
A estagnação nos resultados do IDEB, principalmente nos anos iniciais, é um retrato da desvalorização dos profissionais da educação, como a falta de pagamento dos precatórios, a falta de investimento em infraestrutura escolar e ausência em vários dias de aula de transporte escolar. O Poder Público quando não oferece condições para o professor realizar um trabalho de qualidade, compromete o futuro dos estudantes.
Confira as notas das escolas avaliadas
Ensino Fundamental Regular - Anos Iniciais - 5,3
-CENTRO EDUCACIONAL MARIA EMILIA DUTRA FERREIRA LIMA - 4,9
-ESCOLA BERNARDO VIEIRA DE MELO - 5,1
-ESCOLA ENGº MARIO DE QUEIROZ GALVAO - 5,0
-ESCOLA DE 1º GRAU DR ANTONIO GALVAO CAVALCANTI - 5,6
-ESCOLA ALAIDE MUNIZ DIAS - 5,4
-ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO - 5,1
-CIES FERNANDO ANDRADE DE QUEIROZ - 4,0
-ESCOLA CORONEL JOAO DE ANDRADE - 4,8
-ESCOLA CORONEL MANUEL CAETANO - 6,4
-GRUPO MUNICIPAL JOSE MOACIR FILHO - 6,5
-ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA - 4,7
-ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL MARIA EMILIA VASCONCELOS - 5,6
-ESCOLA ELVIRA DE ALBUQUERQUE MARANHAO - 6,2
Ensino Fundamental Regular - Anos Finais - 5,1
-CENTRO EDUCACIONAL MARIA EMILIA DUTRA FERREIRA LIMA - 4,8
-ESCOLA DE 1º GRAU DR ANTONIO GALVAO CAVALCANTI - 5,2
-ESCOLA ALAIDE MUNIZ DIAS - 4,3
-CIES FERNANDO ANDRADE DE QUEIROZ - 4,0
-ESCOLA CORONEL JOAO DE ANDRADE - 3,8
-GRUPO MUNICIPAL JOSE MOACIR FILHO - 4,8
-ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL MARIA EMILIA VASCONCELOS - 5,2
O que é o Ideb
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico, o GT Novo Ideb, com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e de novas metas.
O Agora Nordeste enviou um e-mail para o Governo Municipal solicitando um pronunciamento sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação da Administração Pública Municipal.