03/08/2017 às 09h07m - Atualizado em 03/08/2017 às 11h14m
Denúncia contra Temer: Veja como votaram os deputados pernambucanos
Dos 25 deputados do Estado, 13 votaram contra a admissibilidade da denúncia. Outros 11 parlamentares pernambucanos a favor do prosseguimento das investigaçõe
Equilíbrio. Esse foi o resultado da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), pelo menos na bancada federal de Pernambuco. Dos 25 deputados do Estado, 13 votaram a favor do relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-SP), ou seja, contra a admissibilidade da denúncia. Outros 11 parlamentares pernambucanos votaram a contra o relatório, colocando-se a favor do prosseguimento das investigações.
A surpresa ficou por conta da ausência do deputado João Fernando Coutinho. O parlamentar tem sido alvo de especulações de que estaria prestes a deixar o PSB – cuja orientação à bancada foi pelo voto favorável à admissibilidade da denúncia – João Fernando não compareceu à votação. Dentro do PSB, ainda descumpriram a orientação os deputados Marinaldo Rosendo e Fernando Bezerra Filho. Exonerado do Ministério de Minas e Energia por Temer apenas para participar da votação na Câmara, ele reassume a pasta nesta quinta-feira (3).
Da mesma forma, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) deixaram seus ministérios – Educação e Cidades, respectivamente – para votar a favor do presidente, e retomam os cargos nesta quinta-feira. Ao votar, Araújo fez questão de relembrar que, há pouco mais de um ano, foi dele o 342º voto em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que definiu o afastamento da petista. Entre os deputados pernambucanos que votaram pela continuidade das investigações estavam dois tucanos da ala jovem do PSDB, intitulada de “cabeças pretas”, Betinho Gomes e Daniel Coelho, que defendem o desembarque do partido da base aliada.
Outro destaque ficou com o vice-líder da oposição na Câmara, Sílvio Costa (PTdoB), que acusou alguns colegas de se posicionarem a favor da denúncia apenas para cumprir de estarem cumprindo uma “tarefa” dada pelo próprio governo Temer, comparecendo à sessão apenas para que fosse atingido o número suficiente de parlamentares, permitindo que a denúncia fosse votada ainda nesta quarta-feira (2) e esvaziando, portanto, uma estratégia de parte da oposição, que desejava adiar ao máximo a votação, para desgastar o governo. “Muita gente mentiu aqui. Jogou para a plateia, votando contra o relatório, mas apenas cumprindo uma orientação do governo”, acusou.
VEJA COMO VOTARAM OS PERNAMBUCANOS
A favor do prosseguimento da denúncia
- André de Paula
- Betinho Gomes
- Daniel Coelho
- Gonzaga Patriota
- Jarbas Vasconcelos
- Luciana Santos
- Pastor Eurico
- Sílvio Costa
- Tadeu Alencar
- Wolney Queiroz
Contra o prosseguimento da denúncia:
- Adalberto Cavalcanti
- Augusto Coutinho
- Bruno Araújo
- Eduardo da Fonte
- Fernando Bezerra Filho
- Fernando Monteiro
- Jorge Côrte Real
- Luciano Bivar
- Marinaldo Rosendo
- Mendonça Filho
- Ricardo Teobaldo
- Sebastião Oliveira
- Zeca Cavalcanti
Ausente:
- João Fernando Coutinho