12/07/2023 às 07h13m - Atualizado em 12/07/2023 às 08h17m
Mulher é encontrada morta ao lado do marido em Olinda; polícia investiga feminicídio
Pernambuco registrou 29 casos de feminicídio entre janeiro e junho de 2023.
Uma mulher de 49 anos foi encontrada morta na casa onde morava, em Olinda, no Grande Recife. Segundo a Polícia Civil, junto dela estava o corpo do marido. Relatos de vizinhos ouvidos pelos policiais, o homem, de 53 anos, assassinou a mulher antes de se matar.
De acordo com a polícia, os corpos foram achados no bairro de São Benedito, na segunda-feira (10), com ferimentos provocados por uma arma cortante.
O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como feminicídio e "morte a esclarecer". Os corpos foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que, até a primeira semana de junho, 29 feminicídios foram registrados este ano em Pernambuco. A média é de cinco casos por mês.
A maior parte deles aconteceu no Agreste. Apesar de concentrar mais de 40% da população de todo o estado, a Região Metropolitana do Recife tem apresentado o menor número de casos, ao lado da Zona da Mata.
Confira a localização dos registros de feminicídio por região do estado:
- Agreste - 11 casos
- Sertão - 10 casos
- Zona da Mata - 4
- Grande Recife - 4
Ainda segundo a SDS, no mesmo período de 2022, 33 feminicídios foram registrados em Pernambuco. Em todo o ano de 2022, foram 66 crimes deste tipo.