Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

12/07/2018 às 09h01m - Atualizado em 12/07/2018 às 11h22m

Briga entre presos deixa um morto no Recife

Detento de 30 anos foi assassinado a golpes de arma branca artesanal no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, na tarde desta quarta-feira (11).

o_presidio_juiz_antonio_luis_lins_de_barros

Uma briga entre presos deixou um morto no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, durante a tarde desta quarta-feira (11). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o homem foi assassinado a golpes de arma branca artesanal.

José Augusto Vital da Silva, de 30 anos, foi morto após um desentendimento entre os presos. O homem identificado como responsável por ter cometido o crime foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, também na Zona Oeste do Recife. Após prestar depoimento, ele retorna ao presídio.

Ainda segundo a Seres, o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para tomar as providências necessárias sobre o caso.

Problemas frequentes

Em março de 2018, um preso morreu e outro ficou ferido durante uma confusão após a transferência de detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB) para outras unidades prisionais.

A superlotação do Complexo do Curado foi um dos problemas constatados durante a visita da comitiva da Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2016. Representantes de organizações que denunciaram a situação do presídio apontaram, ainda, a permanência de violações dos direitos humanos, apontadas desde 2011, por um grupo liderado pela Pastoral Carcerária do Estado.

A pastoral denuncia uma série de irregularidades na unidade, que envolvem danos à integridade física dos presos, problemas de saúde por falta de cuidados médicos e falta de segurança para os agentes, entre outras. A inspeção foi feita por juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA e representantes das organizações, acompanhados de equipes dos governos estadual e federal.
 
Do G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias