09/07/2024 às 00h27m
- Atualizado em
09/07/2024 às 06h52m
Foi encerrado na última sexta-feira (5), o prazo de repasse de informações sobre os gastos do São João 2024 para o Painel de Transparência dos Festejos Juninos promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Segundo o levantamento, ao todo, Pernambuco investiu cerca de R$ 180 milhões de reais no valor das contratações artísticas para o período.
Inicialmente, os dados poderiam ser repassados até o dia 30 de junho, mas na última quarta-feira (3), o prazo foi prorrogado para sexta (5). Segundo Ministério Público, o prazo foi estendido para atender prefeituras que ainda não tinham conseguido repassar as informações.
Conforme o painel, todos os 185 municípios pernambucanos colaboraram para a elaboração do levantamento. No total, 3722 atrações foram contratadas e 1965 artistas foram contratados.
Após a finalização da planilha, assim ficou a relação de cidades com maior investimento no São João deste ano:
Petrolina - R$ 15.6 milhões
Caruaru - R$ 14.7 milhões
Recife - R$ 9.4 milhões
Vitória de Sto Antão - R$ 7.5 milhões
Araripina - R$ 6.7 milhões
Ainda de acordo com o painel, os artistas que mais receberam foram:
Henry Freitas - 13 shows - R$ 4.5 milhões
Leonardo - 5 shows - R$ 3.2 milhões
Xand Avião - 5 shows - R$ 2.8 milhões
Bell Marques - 5 shows - R$ 2.5 milhões
Matheus e Kauan - 5 shows - R$ 2.4 milhões
Reconhecimento
No próximo dia 18 de julho, o Ministério Público de Pernambuco distribuirá o selo de transparência às prefeituras que colaboraram espontaneamente com o painel. O evento será às 10h, na Escola Judicial de Pernambuco, na Joana Bezerra, no Recife.
A plataforma é uma iniciativa do MPPE com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Contas. Tem o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e das Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo e Lazer. Foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação e supervisionado pelo Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor (CAO PPTS) do MPPE.