06/07/2022 às 07h13m - Atualizado em 06/07/2022 às 07h17m
FGTS por calamidade: moradores afetados pelas chuvas de Timbaúba e Macaparana podem sacar até R$ 6.220; Saiba como fazer a solicitação do saque
Moradores dessas cidades têm até 28 de agosto para sacar.
Moradores de cidades do Grande Recife e da Zona da Mata que sofreram danos materiais pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre maio e junho podem fazer saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, no valor de até R$ 6.220.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a partir desta terça-feira (5), moradores de mais duas cidades do estado podem solicitar o saque: Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Essas pessoas foram mapeadas pela Defesa Civil desses municípios.
Os saques podem ser feitos através do aplicativo FGTS para celulares Android e iOS até 28 de agosto. Para realizar o saque, é necessário que o morador das áreas afetadas possua saldo positivo na conta do FGTS e não tenha sacado pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses, segundo a Caixa.
O FGTS por calamidade pode ser sacado por moradores que residem nas cidades em que foi decretada situação de calamidade pública por terem registrado alagamentos e deslizamentos de barreiras, por exemplo.
Em Pernambuco, esse é o caso dos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista, na Região Metropolitana; e de Macaparana, São José da Coroa Grande e Timbaúba, na Zona da Mata. Moradores dessas cidades também têm até 28 de agosto para sacar.
Somente na capital pernambucana, houve o segundo maior número de mortes na tragédia das chuvas, sendo 50 dos 132 óbitos confirmados, ficando atrás somente de Jaboatão, que registrou 64.
Até esta terça-feira (5), 125 municípios dos estados da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de São Paulo, de Santa Catarina, de Pernambuco e do Amapá estão aptos a fazer o saque do FGTS por calamidade.
Como fazer
Para fazer a solicitação do saque, não é necessário ir até uma agência bancária. Basta acessar o aplicativo FGTS e ir até a opção "Meus saques". Ao clicar em uma conta bancária, que também pode ser a Poupança Digital Caixa Tem, o dinheiro é transferido. A operação é inteiramente gratuita.
Confira, abaixo, o passo a passo:
- Baixar o aplicativo FGTS e cadastrar suas informações. Ir na opção "Meus Saques" e selecionar, em seguida, "Outras situações de saque". Posteriormente, ao clicar em "Calamidade pública", o morador deve informar o município onde reside.
- Anexar a seguinte documentação: RG e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário enviar também a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
- Selecionar a opção para creditar o valor em uma conta bancária da Caixa ou de qualquer outro banco, inserir os dados requisitados e enviar a solicitação.
- Esperar o prazo para retorno da análise de crédito em conta, que, caso aprovado, ocorre em até cinco dias úteis.
Para tirar dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.726.0207.