02/07/2022 às 05h12m - Atualizado em 02/07/2022 às 08h08m
Governo de Pernambuco promove gratuitamente emissão de documentos, serviços de saúde e jurídico em Timbaúba nesta sexta (1)
Mais cinco cidades também receberam da Secretaria Estadual a Virada da Prevenção com ações e serviços de cidadania durante toda semana.
A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) promoveu a Virada da Prevenção com o objetivo de levar as atividades de prevenção mais próximas da população. De segunda-feira (27/06) a sexta-feira (01/07), foram realizadas Ações de Cidadania, na capital e em várias cidades do Estado, aconteceu o lançamento do segundo semestre das oficinas do Programa Juventude Presente, a assinatura dos convênios com as entidades da sociedade civil selecionadas no Edital de seleção Projetos de Prevenção à Violência, e a inauguração de mais quatro Núcleos de Prevenção Social, no Recife e Região Metropolitana.
“Nosso trabalho tem o objetivo de levar a prevenção mais próximo das pessoas, e mostrar que elas podem contribuir e participar junto com a equipe de gestão governamental. São ações que vão de serviços documentação gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social e financeira; da entrega de equipamentos de prevenção nas comunidades, que servirão como uma base de apoio para o oferecimento de ações que incluam a juventude e todos os moradores, e da participação da sociedade civil como parceiros nas ações de prevenção nos principais territórios do Estado”, declarou o secretário de Prevenção, Cloves Benevides.
Nas Ações de Cidadania as pessoas tiveram acesso à emissão de RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de serviços de saúde e serviços jurídicos através da Defensoria Pública, além de serem disponibilizadas equipes compostas de articuladores da difusão social e políticas públicas da Secretaria de Prevenção; de Balcão de Direitos, da Defensoria Pública e da Defesa Social. Desde o início do ano foram realizadas 82 Ações de Cidadania, sendo 40 ações completas com 84.569 atendimentos gerais, e 42 Integradas para a Cidadania, para atendimento às pessoas que perderam ou tiveram documentos danificados pelas chuvas, sendo atendidas até 23 de junho, 9.860 pessoas. As ações de cidadania da semana da Virada da Prevenção foram realizadas no Recife, São Vicente Férrer, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Timbaúba, Ouricuri, entre outros locais.
Dentro da Virada da Prevenção também foram lançadas as oficinas do segundo semestre do ano. As Oficinas do Juventude Presente começaram em outubro de 2020, com o objetivo de oferecer opções de atividades para adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, moradores das comunidades sob vulnerabilidade social. São comunidades em territórios considerados prioritários para as políticas de prevenção à violência, voltada para os jovens. Os temas das oficinas são atraentes para adolescentes e jovens, como futebol, grafite, capoeira, dança, percussão e conscientização ambiental. A proposta é atraí-los para outros grupos e ambientes aumentando a interação entre eles, difundir mensagens sobre a Cultura da Paz e estabelecer uma conexão, para conhecer as necessidades deles. Todas as oficinas acontecem na própria comunidade, como forma de valorizar o território no qual todos moram. Até maio deste ano, já são 5.193 em 190 oficinas oferecidas até o momento. Nesse segundo semestre, serão oferecidas 660 oficinas, com perspectiva de atender cerca de 1.980 jovens.
Na programação da Virada da Prevenção, teve a assinatura dos convênios com as entidades da sociedade civil, para que se iniciem os trabalhos e monitoramentos dos projetos nas comunidades. A Secretaria lançou, em fevereiro deste ano, o Edital de Seleção de Projetos de Prevenção Social à Violência para receber projetos de prevenção à violência, voltados para os 62 territórios prioritários para a implementação das políticas de prevenção no Estado. Cada um dos projetos deve fortalecer iniciativas da sociedade civil que auxiliem na mitigação de fatores de risco e fortaleçam fatores protetivos contra situações de crime e violência. Cada projeto pode receber até R$ 100 mil para a execução das atividades ao longo de 12 meses.
O encerramento da Virada da Prevenção foi marcado pela inauguração de 4 Núcleos de Prevenção Social: no bairro do Cordeiro e no Pina, no Recife; em Peixinhos, Olinda, e em Vera Cruz, Camaragibe. Os Núcleos são equipamentos de prevenção descentralizados, que atende a comunidade com as ações dos programas estaduais.
Fonte: Imprensa Prevenção Pernambuco