28/06/2023 às 10h38m - Atualizado em 29/06/2023 às 11h31m
Timbaúba: Vereador Zito Andrade diz que vai entrar com pedido de cassação de Josinaldo Barbosa e Felipe Ferreira Lima por corrupção: 'Está passando da hora de cassar. O povo cobra nas ruas'
O parlamentar informou que se a Presidente interina, Balazinha Rosendo, e os advogados da Câmara Municipal não entrarem com o pedido de cassação, ele irá protocolar na próxima Reunião.
Zito Andrade há várias reuniões vem pedindo pela abertura do processo de cassação dos vereadores afastados
O vereador de Timbaúba, Zito Andrade, disse que vai entrar com pedido de cassação do Presidente afastado da Câmara Municipal, Josinaldo Barbosa, e de Felipe Ferreira Lima (também afastados das funções), denunciados por organização criminosa, corrupção passiva e peculato. Josinaldo Barbosa está preso preventivamente desde o dia 15 de junho.
Nesta terça-feira (27), ele foi à tribuna da Casa Doutor Manoel Borba e disse que na próxima Reunião vai protocolar o pedido de cassação se a presidência não tomar uma iniciativa. “A Presidente interina (Balazinha Rosendo) disse na semana passada que não iria entrar com esse pedido aos advogados. Mas se ela não fizer isso, eu faço na próxima Reunião”, disse o parlamentar.
Zito também disse que sempre é perguntado nas ruas porque a Câmara não cassa os dois vereadores afastados por corrupção. “O povo fica me perguntando qual é o motivo que o Presidente afastado Josinaldo Barbosa, que está preso, não é cassado. O povo fica me cobrando nas ruas. Mas eu só não posso fazer nada. Eu voto sim pela abertura do processo de cassação, como votei a favor há alguns meses. Mas depende também da votação dos outros vereadores para que inicie esse processo. Por isso, que a Presidente tem que colocar em votação para todos decidirem”, relatou indignado o vereador.
“Vou entrar com o pedido de cassação de Josinaldo e Felipe Ferreira Lima e espero que a Presidente interina dessa vez junto com os advogados que estão recebendo da Câmara para defender esses dois vereadores afastados, façam uma votação para iniciar ou não o processo. Já está passando da hora de cassar. Josinaldo está preso e teve 11 recursos negados pela Justiça”, lembrou Zito Andrade.
A imagem da Casa está abalada há vários meses e perdeu a credibilidade perante a população por conta de uma organização criminosa, que de acordo com as investigações, desviou aproximadamente R$ 2,9 milhões da Câmara de Vereadores de Timbaúba. Ao todo, dois vereadores e mais 10 pessoas, entre eles servidores, foram denunciados por fazer parte do grupo criminoso.
Ver essa foto no Instagram
Josinaldo Barbosa nomeava servidores comissionados fantasmas, que não trabalhavam na Câmara. Os funcionários-fantasmas sacavam os valores pagos mensalmente e repassavam integralmente. Com o apoio do tesoureiro da Câmara, Jessé de Andrade Queiroz, Josinaldo aprovou salários e horas extras para os envolvidos no esquema. Os servidores fantasmas ficavam com o pagamento referente a diárias de congressos como contrapartida.
Ao longo das investigações foi identificado que o vereador Felipe Gomes Ferreira Lima seria o responsável por cobrar os valores desviados. Os cartões de débito de alguns dos servidores ficavam em poder do vereador que repassava o dinheiro desviado em espécie para Josinaldo Barbosa.
LEIA MAIS SOBRE O VEREADOR JOSINALDO BARBOSA:
Operação contra corrupção cumpre mandados e afasta funcionários públicos em Timbaúba