28/06/2022 às 00h05m - Atualizado em 28/06/2022 às 07h15m
Consórcio Nordeste faz alerta para alta de casos da Covid-19
Para o consórcio nordeste, este aumento é resultado do relaxamento geral da sociedade em relação à doença.
Em decorrência da escalada da pandemia da Covid-19, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu alerta para que os governos implementem campanhas de orientações para evitar a transmissão do vírus, especialmente nas festas juninas.
Mais mortes e infecções têm sido registradas pela transmissão do coronavírus. Segundo o comitê, o Brasil contabiliza cerca de 50 mil novos casos por dia. Já o número mundial chega a 500 mil. O País tem 10% do número de casos de novos casos de Covid do mundo, com cerca de 150 mortes por dia.
Para o consórcio nordeste, este aumento é resultado do relaxamento geral da sociedade em relação à doença.
Um dos coordenadores do Comitê Científico de Combate ao coronavírus do Consórcio Nordeste, Sérgio Rezende, chama a atenção que mesmo com a realização das festas juninas, é fundamental que a população siga tomando cuidados.
O Consórcio Nordeste também ressalta que a decisão do Ministério da Saúde de revogar a emergência em saúde pública de importância nacional, que pôs fim ao estado de emergência devido à pandemia, contribuiu para que todos governos estaduais derrubassem as medidas de isolamento social e da exigência do uso de máscaras em ambientes fechados.
Dentre as recomendações do consórcio a governantes estaduais e municipais estão a implementação de campanhas para o uso de máscaras faciais em transporte público, em ambientes fechados e nos espaços abertos com aglomerações, intensificação da vacinação contra a Covid-19 e vacinação contra a gripe do H3N2.