16/06/2023 às 12h45m - Atualizado em 16/06/2023 às 13h33m
Josinaldo Barbosa, Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba, tem prisão preventiva confirmada após audiência de custódia e será encaminhado para unidade prisional
A audiência de custódia foi realizada em Nazaré da Mata na manhã desta sexta-feira (16), pelo juiz plantonista José Gilberto de Sousa
O Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Josinaldo Barbosa, de 62 anos, teve sua prisão preventiva confirmada. Ele passou por uma audiência de custódia (Processo nº 0000770-47.2023.8.17.5980), em Nazaré da Mata, na manhã desta sexta-feira (16), e será encaminhado para uma unidade prisional. O Ministério Público e a Defesa participaram da audiência.
Ele teve a prisão preventiva determinada pelo juiz Danilo Félix Azevedo, responsável pela 2ª Vara da Comarca de Timbaúba, nesta quinta-feira (15). A unidade prisional no qual será levado o vereador não foi informada pelo Poder judiciário.
O juiz plantonista, Dr. José Gilberto de Sousa confirmou que “a prisão é legal porque foi decretada por autoridade judiciária competente nos moldes do artigo 5º, inciso LXI da CF (Constituição Federal). Está regular uma vez que o executor nos noticiou de que cumpriu e garantiu os direitos da pessoa presa e não há notícias de violação da incolumidade física ou psíquica do preso. Dito isso estou convencido de que o ato está conforme a lei. Determino, por fim, o recolhimento do custodiado JOSINALDO BARBOSA DE ARAÚJO ao estabelecimento prisional determinado no mandado de prisão por que este juízo não tem competência alguma para modificá-lo”.
A denúncia foi realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e aceita pela Justiça no final do mês passado.
A investigação teve início com o MPPE, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Timbaúba, e o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas.
Operação da Polícia Civil na UVP
A Polícia Civil de Pernambuco realizou no dia 2 de junho, uma operação que cumpriu três mandados de busca e apreensão na sede do órgão, no Recife, e na residência de um investigado em Cumaru, no Agreste e de outros dois na cidade de Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana.
Segundo a Polícia Civil, a operação Cimeiras II foi iniciada em 2021, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato e apropriação indébita.
Disputas ao cargo de vereador e presidência da Câmara
Josinaldo Barbosa concorreu ao cargo de vereador em cinco eleições na cidade de Timbaúba. Em 2004, a primeira vez que se candidatou, não conseguiu se eleger. Seu primeiro mandato foi em 2008. E conseguiu se reeleger em 2012, 2016 e 2020.
Ele teve sua reeleição para presidência da Câmara de Vereadores em 2021, para o biênio 2023/2024, anulada no final de fevereiro deste ano, após o juiz Danilo Félix Azevedo, da 2ª Vara da Comarca de Timbaúba, encontrar irregularidades no pleito. Na época, o magistrado determinou, ainda, que a Presidente interina, Marileide Rosendo (Balazinha), convoque a realização de novas eleições para mesa diretora, o que não ocorreu quase quatro meses após a ordem judicial.
LEIA TAMBÉM:
Operação contra corrupção cumpre mandados e afasta funcionários públicos em Timbaúba