12/06/2019 às 19h02m - Atualizado em 12/06/2019 às 19h54m
Solenidade em comemoração aos 194 anos da PMPE destaca avanços e homenageia autoridades que contribuíram para fortalecer o trabalho da corporação
Paulo Câmara: 'A história da Polícia Militar de Pernambuco é em favor do povo e da paz do nosso Estado'
A Polícia Militar de Pernambuco comemora 194 anos nesta terça-feira (11.06). Para registrar a data e ressaltar os bons serviços prestados à população, o governador Paulo Câmara comandou uma solenidade no Centro de Convenções, em Olinda. Após a exibição de um vídeo institucional sobre o dia a dia do trabalho dos profissionais da corporação, o chefe do Executivo destacou os avanços que a PMPE vem acumulando nos últimos anos. Uma ação que contribuiu de maneira decisiva para os 21 meses consecutivos de redução nos números de roubos e 18 meses seguidos de queda nos índices de homicídios em Pernambuco, contabilizados até abril deste ano.
“Tenho a satisfação de comemorar esta data, agradecer à corporação e reconhecer os bons serviços prestados. Nem toda instituição consegue completar 194 anos. A história da Polícia Militar de Pernambuco é em favor do povo e da paz do nosso Estado. Sabemos que podemos contar com o trabalho da PM e vamos seguir trabalhando por mais segurança, para que nenhum mal chegue à população. Minhas palavras são de agradecimento, reconhecimento e, claro, de confiança de que a PM continuará a trabalhar por um Pernambuco mais seguro”, afirmou Paulo Câmara, frisando que ainda este ano o Governo do Estado formará mais 60 oficiais da PM e, em julho, será iniciado um curso de formação para mais 500 policiais.
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou os avanços da corporação ao longo de quase 200 anos. Entre as melhorias está o fato de, pela primeira vez, o interior do Estado contar com batalhões de unidades especializadas da PMPE, como o 1º BIEsp em Caruaru e o 2º BIEsp em Petrolina. Além disso, foi expandido o policiamento, com o 26º Batalhão em Itapissuma e mais três companhias independentes instaladas na Zona da Mata, no Agreste e Sertão, respectivamente em Tamandaré, Lajedo e Araripina.
“É com imensa satisfação que exaltamos a quase bicentenária Polícia Militar de Pernambuco, que tem merecido atenção prioritária nas políticas integradas de segurança pública. Diante do trabalho incansável que todas as unidades da corporação realizam, é imprescindível sublinhar que a PMPE dignifica nosso Estado e é um orgulho para os pernambucanos”, pontuou o secretário. Durante a celebração, foi entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, principal comenda da corporação, a 204 autoridades civis e militares que atuaram para fortalecer o trabalho da instituição.
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE), Valdir Carvalho; os deputados estaduais Fabrizio Ferraz, Joel da Harpa e Cleiton Collins; o secretário de Saúde, André Longo; o chefe da Casa Militar, Carlos José; o comandante da PMPE, Vanildo Maranhão; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Manoel Cunha.