08/06/2023 às 02h30m - Atualizado em 08/06/2023 às 03h40m
Ex-deputado Danilo Cabral é nomeado superintendente da Sudene
Nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta (7). Ele fez parte da equipe de transição de Lula (PT) após ficar em quarto lugar das eleições estaduais em 2022.
O governo federal nomeou Danilo Cabral (PSB) como superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A nomeação do ex-deputado federal e ex-candidato ao governo de Pernambuco, nas eleições de 2022, foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A publicação da nomeação saiu na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial da União. Danilo Cabral tem 56 anos e substitui o ex-deputado federal Heitor Freire (União Brasil), que exercia o cargo de superintendente substituto da Sudene desde o dia 26 de maio.
Em 2022, Danilo Cabral integrou a equipe de transição do presidente Lula (PT) após ser o primeiro candidato do PSB, em 16 anos, a ficar de fora do segundo turno das eleições para o governo de Pernambuco. Ele recebeu 885.994 votos, ou 18,06% dos válidos, ficando atrás de Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade).
Em comunicado divulgado à imprensa, Danilo Cabral agradeceu a Lula pela confiança, ao senador Humberto Costa (PT) pela indicação e à senadora Teresa Leitão e ao deputado Carlos Veras pelo apoio, que também recebeu por parte de políticos de Pernambuco e do Nordeste.
No texto, Danilo Cabral afirmou que:
"Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB [Produto Interno Bruto], a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene";
"Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual";
"A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o 'Nordeste não pesa ao Brasil'."
Perfil
Pernambucano nascido em Surubim, no Agreste, Danilo Jorge de Barros Cabral é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também tem especialização em direito administrativo, pela mesma instituição, e em administração pública pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Ele é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990. Em 2006, coordenou a campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco. Entre 2011 e 2023, foi deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Educação e líder da bancada do PSB.
Em sua trajetória política, Danilo Cabral ocupou os seguintes cargos públicos:
- De 2001 a 2003: secretário de Administração da prefeitura do Recife;
- De 2007 e 2010: secretário estadual de Educação;
- De 2011 a 2014: secretário das Cidades de Pernambuco;
- Entre 2015 e 2016: secretário estadual de Planejamento e Gestão;
- Atualmente: auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Fonte: G1 Pernambuco