04/06/2022 às 07h19m - Atualizado em 04/06/2022 às 08h41m
Hemope está com estoque baixo de sangue e pede doação para população
Em decorrência das fortes chuvas que afetam a Região Metropolitana do Recife (RMR), o hemocentro vem apresentando crise no estoque de sangue
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), localizada no bairro das Graças, área central do Recife, vem apresentando, desde a última semana, um baixo registro de doação de sangue devido às fortes chuvas concentradas no Estado, logo isso interfere no recebimento de sangue dos doadores. O cenário crítico se aplica a diversos tipos sanguíneos e pode assim, afetar a realização de cirurgias e outros procedimentos na rede hospitalar.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Fundação Hemope, faz um alerta à população pernambucana para que realizem doações de sangue com o intuito de repor os estoques do hemocentro Recife, que é responsável por atender as necessidades de toda a rede de saúde da Região Metropolitana do Recife.
Para quem tiver interesse em realizar a doação, o candidato deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Ao público de 69 anos ou mais, é necessário que tenha iniciado a doar antes dos 60 anos no Hemope. No caso dos menores de 18 anos, será preciso estar acompanhado de algum responsável legal. O pré-doador deve também pesar mais de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono de pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação. O doador deve levar um documento original com foto. O Hemope funciona de segunda a sábado, também nos feriados, de 7h15 às 18h30.