24/05/2023 às 07h26m
Em Pernambuco, Hospital Miguel Arraes restringe novos atendimentos por caso de Candida auris
Devido ao resultado positivo, o Hospital Miguel Arraes, no município de Paulista, não está admitindo novos pacientes, a não ser em casos de extrema necessidade.
Mais um caso do super fungo Candida auris foi registrado em Pernambuco. Dessa vez, o acometido pela doença é um homem de 77 anos de idade; ele está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.
Devido ao resultado positivo, a unidade de saúde, que é referência para atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, além de ser especializada em Traumatologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Urologia, não está admitindo novos pacientes, a não ser em casos de extrema necessidade.
O caso é o segundo registrado em Pernambuco em 2023.
Um outro homem, de 48 anos, também com Candida auris, está internado em Olinda, no Hospital Tricentenário. No último ano, o estado havia confirmado 48 casos do super fungo.
De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), 200 pessoas estão sendo monitoradas por conta da notificação mais recente. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, informou, através de nota, que os últimos casos foram confirmados há pouco menos de duas semanas: um no dia 11 e outro no dia 14 de maio.
Apesar da não admissão de novos pacientes, acompanhantes afirmam que visitas aos internados continuam sendo feitas, contudo, em menor frequência.
Surto recente
Em 11 de janeiro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmava o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O Hospital da Restauração, a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, no Recife, foi o local com maior número de contaminações.
Em janeiro deste ano, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido.