23/05/2022 às 20h57m - Atualizado em 24/05/2022 às 01h05m
Homem assalta socorristas que atendiam vítima de acidente na BR-101
Assaltante levou ambulância em Escada, mas bateu o veículo em uma estrutura de ferro na estrada. Em seguida, roubou uma van e capotou com ela em Ribeirão, na Zona da Mata.
Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e de uma empresa particular que tem contrato com o governo do estado para transportar pacientes foram vítimas de um assalto. O crime aconteceu enquanto socorriam um ferido após um acidente ocorrido na BR-101, em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
O motorista da empresa, Fabio Alves, de 41 anos, contou que ele e um técnico de enfermagem do Hospital Regional de Palmares deixaram dois pacientes no Hospital Pelópidas Silveira, no bairro do Curado, no Recife.
Ao voltar para Palmares, eles se depararam com um carro capotado na rodovia e encontraram um homem ensanguentado precisando de socorro, por isso decidiram parar para ajudar.
Ainda segundo o condutor, os dois acionaram o Samu, colocaram o paciente na ambulância e fizeram os primeiros socorros. Quando o condutor e uma técnica socorrista do Samu chegaram, os quatro transferiam o paciente de uma ambulância para a outra quando foram abordados por um homem armado que estava em uma moto conduzida por outro homem, por volta das 3h30.
"Quando o Samu chegou, fez um checkup e encostou traseira com traseira para a gente passar o paciente para a ambulância deles, um cara apareceu do nada com uma arma, pedindo dinheiro e celular", contou o motorista.
Fábio relatou que, durante o assalto, o criminoso se distraiu com a chegada de um carro ao local e as equipes de socorristas conseguiram fugir na ambulância do Samu, parando em um posto de gasolina. "Chegou um carro e ele se distraiu, foi roubar o carro. A gente passou para a ambulância do Samu e o motorista deu partida, foi para o posto", disse o motorista.
De acordo com o coordenador de operação da corporação, Marcelo Noya, o assaltante levou a ambulância da empresa, mas não conseguiu fugir porque bateu com o veículo em uma estrutura de ferro. Após conseguir sair da ambulância, o criminoso roubou uma van, mas o veículo capotou em Ribeirão, outro município da Zona da Mata de Pernambuco.
"Ele [o assaltante] pegou a minha ambulância para fugir com ela, mas bateu na proteção de alumínio do retorno e ela ficou presa. Uma van passou devagar olhando a movimentação e ele parou e levou ela", disse o motorista da ambulância roubada. Após os dois acidentes, o assaltante terminou fugindo a pé.
Em 15 anos dirigindo ambulâncias, Fábio disse que nunca passou por nada parecido.
"A gente socorrendo um paciente e um cara chega para assaltar duas ambulâncias. A gente até ficou sem entender. E ele disse: 'vocês não entenderam não? É um assalto'. É cena de filme mesmo. Chega fiquei em choque. A gente tentando salvar uma vida e o cara querendo assaltar a gente", afirmou Fábio.
Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que uma equipe do 21º Batalhão foi acionada, na manhã do domingo (22), para uma ocorrência de assalto seguido de acidente. "O dono do veículo contou que seu carro foi tomado de assalto quando reduziu por suspeitos que acabaram capotando o veículo", disse a PM, no texto.
Do G1 PE