17/05/2024 às 16h40m
Prefeito de Timbaúba não cumpre promessa que fez em março e há 2 meses que não convoca aprovados do concurso; gestor disse chamaria “mês a mês”, mas não houve convocação em abril
Enquanto foi convocado um número inexpressivo de aprovados no concurso público, a Prefeitura está 'nchada' de contratados e comissionados nos três primeiros meses do ano. Veja vídeo.
O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, vem se notabilizando por não cumprir as promessas que faz, seja nas suas redes sociais ou em entrevista na rádio, no qual é o proprietário. E mais uma das promessas não cumpridas foi em relação a convocação dos candidatos aprovados no concurso público EDITAL 01/2022 realizado em março de 2023.
Após muita pressão e críticas sofridas pela demora nas convocações e reuniões com os aprovados do certame, o chefe do Poder Executivo publicou em suas redes sociais no dia 11 de março um vídeo informando que iria realizar a convocação mensalmente até dezembro. “Vai ‘tá’ nas nossas redes sociais a convocação mês a mês como falei na nossa reunião. De março e vai até dezembro”, disse o chefe do Poder Executivo.
IMPORTANTE LER:
Três dias depois, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (AMUPE) a convocação de 10 candidatos aprovados. E parou por aí! Mais de dois meses depois e ninguém foi convocado. E a promessa de convocação “mês a mês” não foi cumprida, já que não houve chamada no mês de abril.
A homologação do resultado do concurso público aconteceu no dia 20 de outubro de 2023. E desde então, apenas 41 foram convocados dos 793 aprovados, isso representa apenas 5%.
Prefeitura “inchada” de contratados e comissionados
Enquanto AMUP convocou um número inexpressivo de candidatos aprovados no concurso público para trabalhar em caráter efetivo, ele “inchou” a Prefeitura de contratados e comissionados nos três primeiros meses do ano. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), são 1.146 contratados e 200 comissionados, totalizando 1.346 servidores temporários. Para se ter uma ideia, no mesmo período (31 de março de 2024), tinha 804 efetivos. Ou seja, a quantidade de contratados e comissionados é maior 59% do que os efetivos.
O que vem aumentando de verdade mês a mês é a quantidade de contratados em pleno ano de eleição. Em janeiro, eram 693. Em fevereiro, aumentou para 1.014, acréscimo de 68% em comparação ao mês passado. E em março, pulou para 1.346, aumento de 75% em relação a fevereiro.
*Obs.: Os números de abril ainda não foram divulgados.
Leia mais sobre Timbaúba:
VEJA VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram