A Polícia Civil de Pernambuco prendeu um homem acusado de estuprar a filha e a enteada de 14 anos, no Recife. A investigação aponta que os abusos iniciaram quando a filha da companheira tinha apenas 11 anos.
A delegada Maria Eduarda Pessoa de Melo, da Delegacia de Crimes Contra em Criança e Adolescente (DECCA/DPCA), contou que a adolescente sofria ameaças para manter os abusos em segredo. A violência, configurada como estupro de vulnerável, ocorria quando a mãe e o irmão da vítima estavam dormindo.
“Além de acontecerem essas relações de forma violenta, ele também ameaçava para que ela não revelasse o crime, ameaçando que mataria a mãe e o irmão dela”, disse a delegada.
A mãe chegou a perceber uma mudança de comportamento do homem, de 35 anos, em relação à jovem. Ela estranhou manifestações de ciúmes e entrega de presentes, mas que não imaginava os crimes. A mulher também foi ameaçada ao anunciar que prestaria um boletim de ocorrência e, mesmo foragido, o homem continuou as ameaças por celular.
A delegada conta que a adolescente de 14 anos tomou coragem para revelar os abusos após o padrasto culpar outra pessoa.
“Depois de ser abusada de dois a três anos, já não aguentando mais tudo o que vinha passando, ela resolveu revelar os fatos, sobretudo depois que o acusado chegou a imputar uma terceira pessoa de estar abusando sexualmente dela”, explicou a gestora da DPCA.
Durante as investigações, a filha biológica do acusado, uma adolescente de 13 anos, também relatou ser vítima de abusos. De acordo com a Polícia Civil, o homem tem passagens por tráfico de drogas e registros de ameaças.
Operação Caminhos Seguros
O cumprimento do mandado de prisão partiu da 2ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes da Capital. A prisão faz parte da Operação Caminhos Seguros, que visa o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.