Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

27/04/2023 às 12h52m - Atualizado em 27/04/2023 às 19h04m

Timbaúba tem escolas municipais com esgoto despejado na parte de trás de unidade de ensino, alimentos com validade vencida na despensa e buracos em telhados, diz TCE-PE

As irregularidades nas escolas das zonas urbana e rural de Timbaúba foram achadas durante fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

descaso_na_educacao_1

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) encontrou diversas irregularidades em escolas municipais de Timbaúba na Mata Norte de Pernambuco. O relatório aponta problemas de acessibilidade, saneamento e infraestrutura. Para esse estudo, o TCE-PE fiscalizou sete escolas do município, são elas:

  • Escola Municipal Leão XIII (Engenho Bela Vista)
  • Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida (Sítio Panorama)
  • Escola Municipal Estrela do Campo (Campo do Sete)
  • Escola Manoel Ferreira da Costa Azevedo (Sítio Santiago)
  • Escola Coronel Manuel Caetano (Usina Cruangi)
  • Escola de Mocós (Bairro de Mocós)
  • Escola Cristo Redentor (Alto do Cruzeiro)

descaso_na_educacao_3

Na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, o tribunal constatou que o esgoto é despejado na parte de trás da escola. Também foram encontrados alimentos com validade vencida na despensa da Escola de Mocós. Na Escola Coronel Manuel Caetano, a rampa de acesso está quebrada e com a inclinação inadequada e sem condições de uso. Na Escola Estrela do Campo existem buracos no telhado, assim como na Escola Municipal Leão XIII e Escola de Mocós.

descaso_na_educacao_2

"Se chove, as crianças se molham. Se faz sol, as crianças sofrem com insolação. O acesso à escola já é difícil para crianças, e, quando chegam lá, são submetidas a essas condições. O aprendizado cai muito", disse Elmar Pessoa, analista de Controle Externo do TCE-PE.

LEIA TAMBÉM:

Procurada pela TV Globo, a Prefeitura de Timbaúba, por meio da Secretaria de Educação, não deu respostas sobre os problemas encontrados nas escolas fiscalizadas pelo TCE-PE.

Ainda de acordo com Elmar Pessoa, o tribunal também fez uma vistoria nas escolas no ano passado e alertou o município sobre os problemas encontrados. Ainda segundo o analista, a prefeitura foi notificada novamente e vai ser chamada para corrigir as irregularidades nas escolas.

O estudo é coordenado pelo TCE de São Paulo, em parceria com os tribunais de contas de outros estados.

O objetivo é avaliar questões como acessibilidade, infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica e alimentação.

Educação precária

A educação em Timbaúba a cada dia que passa está de mal a pior com críticas de professores, pais de alunos e da população. Além da falta de estrutura para alunos estudarem e a falta de valorização dos professores, o Governo Municipal ainda não iniciou o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF no valor de R$ 12.012.106,10 (doze milhões, doze mil, cento e seis reais e dez centavos) para os educadores que também vem sofrendo com os salários atrasados.

CONFIRA A OPERAÇÃO EDUCAÇÃO

Fotos: TCE-PE/Divulgação

VEJA OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBAÚBA:

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias