24/04/2020 às 03h47m - Atualizado em 24/04/2020 às 09h06m
Seis agências da Caixa são multadas por aglomerações no Recife e em Olinda
Multa aplicada pelo Procon-PE é de R$ 50 mil por dia e por agência, mas o banco tem um prazo para se defender, segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.
O Procon Pernambuco multou seis agências da Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (23), por descumprir a medida cautelar com a determinação de evitar aglomerações para impedir a propagação do novo coronavírus. Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), a ida aos bancos está aumentando a quebra do isolamento social no Recife.
As agências multadas em R$ 50 mil cada, por dia, foram as localizadas nos bairros da Imbiribeira, Afogados, Santo Antônio, Casa Amarela e Encruzilhada, todas no Recife, e a de Casa Caiada, em Olinda. Durante as rondas, foram constatadas aglomerações e filas sem o devido distanciamento entre os consumidores, como orientado pelas autoridades sanitárias.
Ao G1, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que a Caixa tem um prazo para apresentar a defesa. Na última semana de abril, as fiscalizações continuam, sendo realizadas também no interior do estado.
"Estamos notificando diariamente, a multa é diária. Estamos recomendando todos os dias as unidades que não estão cumprindo o recomendado. A notificação já foi feita, então o que a gente faz? Passa na frente de cada uma dessas unidades, fotografa, filma e, identificada a irregularidade, é só comunicar e aplicar a multa. A Caixa tem um prazo de defesa e vamos ver o que ela vai dizer", afirmou o secretário.
A Superintendência da Caixa Econômica foi notificada com a medida cautelar na segunda-feira (20). O documento informa a necessidade de implementação urgente de medidas específicas para cada agência bancária. Entre as recomendações, estão:
- Disponibilização de funcionários para organização das filas formadas pelos clientes na parte interna e externa do estabelecimento, sendo um funcionário para cada 20 pessoas.
- Realização de triagem, de forma a verificar preliminarmente se a demanda pode ser solucionada sem espera para adentrar na agência; realização de agendamento antecipado para atendimento presencial.
- Disponibilização de produtos para higienização no momento da entrada dos consumidores no estabelecimento.
- Seja dado atendimento preferencial aos idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes, garantindo assim a agilidade no fluxo dos atendimentos.