10/04/2025 às 23h33m - Atualizado em 11/04/2025 às 07h54m
Polícia Federal prende ex-secretário de Administração Penitenciária de Pernambuco em nova fase de operação contra corrupção em presídio
André de Araújo Albuquerque é suspeito de envolvimento em esquema criminoso no presídio de Igarassu, conhecido como 'resort do crime'
A Polícia Federal prendeu o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, André de Araújo Albuquerque. A ação faz parte da segunda fase da Operação La Catedral, que investiga um esquema de corrupção instalado no presídio de Igarassu, no Grande Recife, onde detentos pagavam propina em troca de regalias como festas, drogas e até a entrada de garotas de programa.
De acordo com a PF, foram cumpridos também mandados de busca e apreensão na residência de Albuquerque, localizada no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife. No local, foram apreendidos celulares, uma arma funcional e um veículo. O ex-secretário, que também já ocupou o cargo de superintendente de segurança prisional, era assessor direto do atual titular da pasta, Paulo Paes.
A investigação revelou que agentes públicos atuavam como facilitadores das práticas ilegais dentro da unidade prisional, permitindo visitas fora do horário, entrada de objetos proibidos e até interferência em transferências de detentos. Segundo o delegado da PF, Otávio Bueno, os policiais penais envolvidos se tornaram “sócios dos presos” no esquema criminoso, que operava com características de uma organização estruturada.
Além de corrupção ativa e passiva, os suspeitos são investigados por prevaricação, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e facilitação da entrada de telefones celulares no presídio.
Na primeira fase da operação, deflagrada em fevereiro, nove pessoas foram presas e uma mala com dinheiro em espécie foi apreendida, além de armas e dispositivos eletrônicos que reforçam as denúncias sobre o chamado "resort do crime".