10/04/2025 às 23h34m - Atualizado em 11/04/2025 às 08h03m
Em ato, estudantes da rede estadual relatam problemas com kits escolares: 'têm uma péssima qualidade'
Alunos relatam que cadernos apresentaram problema de diagramação e a maioria das canetas recebidas não funciona
Estudantes, docentes e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) realizaram ato em escolas da rede estadual. A mobilização é promovida em todo o Estado e cobra melhores condições estruturais e alimentares. Segundo a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, o sindicato afirma que cerca de 300 escolas estão com diversos problemas.
“A gente considera que as escolas públicas da rede estadual de Pernambuco estão em um processo de desmonte, de sucateamento e isso se revela na qualidade da merenda com verme, tapuru, faltando proteína, só pão e ovo em algumas escolas. Além do calor insuportável. Na sala de aula, o calor faz os estudantes e professores passarem mal”, salienta Ivete à reportagem.
Reunidos na parte externa da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, localizada no bairro de Santo Amaro, na área central, alunos e profissionais de Educação expuseram condições estruturais insalubres. “A gente tem recebido denúncias e tem visto, como é o caso dessa escola, os banheiros em situação precária. Há relatos que os dejetos saem dos banheiros e chegam a descer pela rampa da escola, apesar das funcionárias da limpeza trabalharem. É um problema estrutural”.