09/04/2018 às 12h54m - Atualizado em 09/04/2018 às 13h48m
Timbaúba: Escola do Engenho Aningas é fechada pela prefeitura e crianças tem que viajar vários quilômetros para estudar em outra comunidade
Os alunos da instituição de ensino foram transferidos para o Sítio Panorama. O prédio do antigo educandário agora serve para abrigo de animais e secar roupas de alguns moradores
A terceira reportagem da série sobre as escolas da zona rural fechadas pela Prefeitura de Timbaúba mostra a situação das crianças do Engenho Aningas.
Na Escola Santo Antônio, estudavam crianças até os 11 anos de idade. Os alunos dessa antiga escola agora tem que se deslocar da comunidade onde moram até a Escola Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Panorama. Devido ao descasco e a falta de respeito por parte da Prefeitura de Timbaúba e Secretaria de Educação, esses alunos tão jovens agora precisam sair da própria comunidade para poder estudar.
Isso acontece porque a prefeitura do município fechou a Escola Santo Antônio. O local onde funcionava uma escola no momento está abandonada, assim como vocês acompanharam em reportagens anteriores com as escolas das comunidades de Xixá e Patos.
LEIA TAMBÉM:
- Timbaúba: Escola do Sítio Patos é fechada e prédio está abandonado pela prefeitura
- Prefeitura de Timbaúba engana moradores da comunidade de Xixá e escola continua fechada
A escola que um dia levava ensinamentos e dignidade para as crianças carentes, agora serve para secar roupas de alguns moradores e abrigo de animais. Mais dinheiro público jogado no ralo pela atual gestão do município de Timbaúba.
A cena que se ver é deprimente. O educandário está abandonado e qualquer pessoa tem o acesso livre a parte interna. Algumas janelas estão abertas e as carteiras escolares já não estão mais na sala de aula.
Essa é a realidade de mais uma escola onde as crianças ficaram na expectativa para o inicio do ano letivo e voltar a estudar na sua comunidade e perto dos seus pais. Elas foram iludidas, pois para essa instituição o ano letivo não começou. Essas crianças inocentes (sendo punidas por uma irresponsabilidade do governo municipal) agora precisam viajar vários quilômetros para poder estudar.
Em 2016, a Escola Santo Antônio contava com 25 alunos. Eram três da educação infantil; dois da 1ª série; três da segunda série; seis da terceira; sete da 4ª série; quatro alunos da 5ª série.
Por Renato Melo