06/04/2023 às 02h36m - Atualizado em 06/04/2023 às 05h08m
Em Pernambuco, vereador de São Bento do Una é apresentado à Comissão de Ética por provocar confusão com assobios e gritos em sessão na Câmara; veja vídeo
Rinaldo do Santo Afonso teve a palavra cassada e foi alertado pelo presidente da Câmara de Vereadores sobre a postura.
O vereador Rinaldo do Santo Afonso (PDT) teve a palavra cassada pelo menos quatro vezes na sessão realizada na Câmara de Vereadores da última quarta-feira (31) em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O caso foi encaminhado à Comissão de Ética da casa, que vai decidir sobre as medidas que serão adotadas.
O parlamentar começou diversas vezes o discurso com gritos e assobios. No momento da sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Avanildo Cavalcante (PSB - PE) solicitou diversas vezes para que o parlamentar iniciasse o discurso sem os gritos.
"Vossa excelência quer falar ou gritar? Aqui é para se falar e discutir os problemas de São Bento, não ficar gritando para depois o povo ficar falando da Câmara em todo canto do Brasil e do mundo", disse Cavalcante.
O presidente da Câmara disse que os atos praticados no plenário pelo vereador são de inteira responsabilidade dele. Na qualidade de presidente da Câmara, adotei todas as medidas previstas no Regimento Interno, objetivando a manutenção do respeito e da ordem que este Poder Legislativo merece, por ser a Casa do Povo, por nós representados", esclareceu o parlamentar.
Cavalcante disse ainda que encaminhou o caso ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que deverá apurar e julgar os fatos, garantindo a ampla defesa e o contraditório, ancorados no devido processo legal.