03/04/2025 às 02h46m
- Atualizado em
03/04/2025 às 03h44m

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil, na última terça-feira (1º), para apurar a presença de larvas na merenda da Escola Estadual Governador Barbosa Lima, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. A Secretaria Estadual de Educação (SEE) afirma que vai realizar uma inspeção na unidade.
A investigação foi motivada por denúncia registrada de forma anônima na plataforma De Olho na Merenda, uma iniciativa da Frente Parlamentar de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que conta com um canal de reclamações relacionadas à qualidade da alimentação oferecida na Rede Estadual de Ensino.
Responsáveis pela abertura do inquérito, as Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Educação) requisitaram que a SEE se pronuncie sobre o caso nos próximos 20 dias. O Diario de Pernambuco teve acesso às denúncias registradas na plataforma no mês de março, em que foi registrada a reclamação acolhida pelo MPPE.
No texto, o denunciante informa que visualizou a presença de “larvas ou insetos” na merenda servida pela escola. "Já encontraram tapuru nas colheres, os pratos têm um cheiro ruim", acrescenta.
Em nota, a SEE informou que ainda não foi notificada sobre o caso.
“No entanto, em caráter preventivo e para reforçar o compromisso com a qualidade da merenda e a segurança alimentar dos estudantes, a pasta irá enviar uma equipe de nutricionistas à escola para realizar uma inspeção detalhada no armazenamento do estoque da alimentação, averiguando a qualidade das refeições servidas aos alunos”, diz o posicionamento da pasta.