24/03/2023 às 01h02m - Atualizado em 24/03/2023 às 02h27m
Adolescente é apreendido por disseminar notícias falsas sobre ataques na Paraíba
Secretaria de Segurança e Defesa Social diz que jovem de 17 anos foi cooptado pelo crime organizado.
Um adolescente foi apreendido, na manhã desta quinta-feira (23), em Nova Floresta, no Cariri paraibano, após ter sido apontado durante uma investigação de notícias falsas sobre ataques de facções criminosas na Paraíba.
O jovem foi apontado como autor da informação de que as cidades paraibanas estavam sob ameaça de ataque de facções do Rio Grande do Norte, após a morte de um dos suspeitos de liderar os ataques no RN, em um confronto com policias, em João Pessoa, no dia 15 de março de 2023.
No entanto, a informação foi compartilhada e disseminada em redes sociais e portais de notícias sem nenhuma comprovação de veracidade.
Com a população em pânico e com prefeituras suspendendo aulas, o secretário de segurança da Paraíba, Jean Nunes, e o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, precisaram se posicionar publicamente para assegurar as pessoas e conter a onda de boatos.
André Rabelo também se mobilizou acionando todos os superintendentes e delegados seccionais no estado para dar procedimento as investigações da origem e compartilhamento das informações falsas.
De acordo com o delegado Hugo Lucena, ele chegou a ser alvo de uma das notícias falsas em que teria foi apontado como o emissor de uma ordem de cancelamento de aulas em instituições de ensino públicas da cidade de Caiçara.
A apreensão e encaminhamento do jovem para a Central de Polícia Civil de João Pessoa foi autorizada pela Justiça.
A investigação das "Fake News" segue em curso.