23/03/2024 às 15h58m - Atualizado em 23/03/2024 às 17h06m
Servidora do TJ é presa suspeita de fraudar alvarás e desviar dinheiro de contas públicas no Maranão
Lívia Azevedo Veras Dias foi presa por suspeita de liberações irregulares de alvarás de pagamento. Segundo a Polícia Civil, outra pessoa também foi presa por envolvimento no caso.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na quinta-feira (21), a secretária judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Lívia Azevedo Veras Dias, por suspeita de liberações irregulares de alvarás de pagamento. Ela é servidora do Tribunal de Justiça do Estado e a suspeita.
De acordo com o delegado Augusto Barros, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), Lívia teria bloqueado quantias de quase R$ 500 mil de contas públicas do Estado do Maranhão e em seguida, transferindo o valor para uma advogada.
A advogada que, não teve o nome revelado e que recebeu os valores, seria conhecida da suspeita e não fazia parte dos processos que tiveram o dinheiro transferido, o que levantou suspeita da polícia. Ela foi presa e levada para à delegacia, mas se recusou a prestar esclarecimentos.
Além dela, foram ouvidos outros servidores da 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública que confirmaram que os alvarás judiciais foram expedidos em processos que estavam arquivados.
A polícia decretou a prisão preventiva de Lívia e da advogada envolvida no caso. A suspeita foi conduzida à Seic para formalidades legais e em seguida, foi levada para o Sistema Penitenciário do Maranhão, onde vai permanecer à disposição da Justiça.