20/03/2023 às 23h04m
- Atualizado em
21/03/2023 às 02h53m
A deputada estadual Dani Portela (Psol) protocolou um pacote de indicações e pedidos de informação a municípios sobre as suas preparações para o período chuvoso. As cidades escolhidas para a ação foram as que, no ano passado, sofreram as maiores consequências da intensidade das chuvas. São elas: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.
O objetivo do pacote é entender quais ações estão sendo tomadas pelo poder público municipal para prevenir as consequências de possíveis chuvas fortes, considerando a previsão de chuvas ainda mais intensas para 2023. As prefeituras foram perguntadas à respeito da existência ou não de Defesa Civil, meios de contato oferecidos ao público, mapeamento de zonas de risco e a existência ou não de plano de prevenção de desastres naturais, entre outras questões.
A deputada reafirmou que ações como essas precisam ser planejadas com antecedência para que a população não venha a sofrer com as consequências das chuvas. “Todos os anos vemos as pessoas residentes em áreas de risco sendo penalizadas. E essas pessoas são, em sua maioria, pobres e pretas. Esse fenômeno se chama racismo ambiental e nós não podemos normalizá-lo. As ações precisam acontecer antes que chova”, finalizou.