20/03/2020 às 07h03m - Atualizado em 20/03/2020 às 11h11m
Timbaúba: Promotor de Justiça João Elias se reúne com autoridades com intuito de debater medidas que evitem a propagação do coronavírus
Durante o encontro, o MPPE estabeleceu recomendações em relação as feiras livres, Mercado Público, funcionamento dos bancos, rodoviária e estabelecimentos comerciais.
O Ministério Público de Pernambuco convocou nesta quinta-feira (19), uma reunião importante com o prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto; o secretário de Agricultura, Comércio e Pecuária, Marcos Ferreira; o capitão da Polícia Militar, Anacleto da Silva Melo; o representante da OAB, Marcos Silvestre; os vereadores, Fellipe Vasconcelos e Conceição Santana; e os representantes da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi voltado nas ações preventivas que as autoridades devem adotar para evitar a disseminação do coronovírus.
O promotor de justiça, João Elias, falou sobre a importância da recomendação conjunta do MMPE no combate ao Covid-19 e a implantação do Plano de Contingência.
Vários pontos importantes foram discutidos, principalmente sobre a aglomeração de pessoas, que nesse momento de pandemia deve ser evitada. Por isso, foram estabelecidas recomendações em relação as feiras livres, Mercado Público, funcionamento dos bancos públicos e privados, Rodoviária Municipal e estabelecimentos comerciais, especificamente Bares e restaurantes.
TAMBÉM EM TIMBAÚBA:
- Prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto, anuncia medidas de contenção contra novo coronavírus
- Timbaúba: Promotor de justiça João Elias da Silva Filho orienta população sobre coronavírus (COVID-19)
- Timbaúba tem primeiro caso suspeito de coronavírus
- Em Timbaúba, Vigilância Sanitária Municipal inspeciona ônibus que saiu do Sudeste do país
Assista na íntegra, o promotor de justiça, Dr. João Elias, falando sobre a reunião que aconteceu em seu gabinete
Confira a ata da reunião das autoridades
Covid 19 em Pernambuco
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (19), chegou a 28 o número de casos confirmados do novo coronavírus, em Pernambuco. são seis casos a mais que na quarta-feira (18), com 508 notificações para a doença Covid-19. Além disso, o estado anunciou medidas para melhorar o abastecimento e informou que vai deixar de cobrar a conta de água a mais de 120 mil pessoas.
Dicas de prevenção contra o coronavírus
* Higienize as mãos
Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.
Por quê? Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.
* Mantenha distância social
Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.
Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.
* Evite tocar os olhos, o nariz e a boca
Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação
Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.
* Pratique higiene respiratória
Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.
Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.
* Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente
Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.
Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.
* Uso de máscaras
Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras
Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.
* Fique bem informado e siga os procedimentos do Ministério da Saúde
Por quê? Autoridades nacionais e locais têm a informação mais atualizada sobre a situação de saúde na sua área. Tomar atitudes preventivamente ajuda o sistema de saúde a distribuir e compreender de maneira ágil a disseminação de qualquer doença.
Coronavírus em Pernambuco
Um novo boletim com informações atualizadas sobre o coronavírus foi divulgado pela Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), em coletiva de imprensa. O número de casos confirmados subiu para 22 e são 485 suspeitas. O Governo informou que também criou o Comitê de Monitoramento de Abastecimento do Comércio para garantir disponibilidade de produtos em supermercados. Até esta quarta-feira (18), três pessoas morreram devido a Covid-19. Todas as vítimas fatais foram no Estado de São Paulo.
De acordo com a SES-PE, os 3 novos casos são todos do Recife e sem histórico de viagem ao exterior. Ainda segundo a secretaria, esses são transmissão local e/ou comunitária.