12/03/2024 às 11h13m
Timbaúba: Escolas municipais apresentam grave desempenho na alfabetização infantil; segundo o TCE, não tem formação de professores, falta material didático e monitoramento de aprendizagem
Intitulado 'Saber Ler na Idade Certa' o trabalho classificou cada município com nota de 0 a 10, e Timbaúba recebeu 4, sendo Grave.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou na última quinta-feira (7), o Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE), que aferiu o comprometimento dos municípios pernambucanos com a política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental (6 e 7 anos). Intitulado “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho classificou cada município com nota de 0 a 10, sendo cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9). E as escolas municipais de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, atingiram a nota 4 e ficou no nível grave.
Ainda de acordo com o TCE,-PE Timbaúba apresentou grave desempenho no trabalho que avaliou cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos.
Dos 10 itens fiscalizados, Timbaúba só atende a 4 e não atende a 6. O Governo Municipal falha no compromisso da alfabetização das crianças de 6 e 7 anos, por exemplo, no plano de formação e formação contínua de professores, na ausência de material alfabetizador e monitoramento de aprendizagem dos alunos.
LEIA TAMBÉM:
1 - Legislação e Alocação de Recursos
1.1 Plano Municipal de Educação (PME) - ATENDE
1.2 Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) - NÃO ATENDE
1.3 Lei Orçamentária Anual (LOA) - NÃO ATENDE
2 - Colaboração entre os Entes Federativos
2.1 Parceria Estadual - ATENDE
2.2 Parceria Nacional – ATENDE
3 - Formação de Professores
3.1 Plano de Formação - NÃO ATENDE
3.2 Formação Contínua - NÃO ATENDE
4 - Material Didático
4.1 Material Alfabetizador - NÃO ATENDE
5 - Avaliação e Monitoramento
5.1 Avaliações - ATENDE
5.2 Monitoramento - NÃO ATENDE
Segundo a gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, Nazli Leça Nejaim, o “Saber Ler na Idade Certa” é um levantamento inédito, que será realizado todos os anos. “O ICA/TCE irá acompanhar, anualmente e dentro dos eixos selecionados, a evolução da política pública educacional perante o compromisso com a criança alfabetizada. A ideia é criar uma força-tarefa com as secretarias de educação para acompanhar os municípios de forma que possam executar de maneira eficaz eixos considerados primordiais para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na idade certa”, disse.
A equipe de reportagem do Agora Nordeste entrou em contato com a prefeitura e solicitou um pronunciamento em relação ao resultado dessa fiscalização e se existe um plano a curto prazo para que esses graves problemas sejam resolvidos, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.
Confira a fiscalização do Saber Ler na Idade Certa neste link: https://lookerstudio.google.com/reporting/96d1e633-f420-4188-a42e-416e3c26bbe2/page/p_0ka7z7kv9c