Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/03/2023 às 16h53m - Atualizado em 11/03/2023 às 17h58m

Moradores do Bairro de Sapucaia denunciam mal cheiro provocado por descarte de lixo implantado pela Prefeitura de Timbaúba na comunidade

Imagens enviadas por moradores mostram caminhões descartando lixo em um terreno, localizado às margens da rodovia PE-082.

novo_lixao 

Neste sábado (11), o site Agora Nordeste recebeu várias denúncias de moradores do Bairro de Sapucaia, em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, reclamando do mal cheiro provocado por um descarte de lixo na comunidade implantado pela Prefeitura.  

Imagens enviadas pela população da comunidade mostram caminhões da Prefeitura de Timbaúba descartando lixo em um terreno cercado por muro, às margens da rodovia PE-082.

novo_lixao2

Resolveram colocar o lixo da cidade perto da minha e de outras casas. É um bairro residencial e isso não pode acontecer. Além de tudo é na Zona Urbana. O mal cheiro é insuportável. Chega momento que ninguém aguenta ficar dentro de casa. Esperamos o mais rápido possível uma solução contra esse descaso por parte das autoridades”, contou uma moradora do bairro.

novo_lixao3O local também fica nas proximidades da Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar.  

Os cidadãos que residem no bairro esperam um pronunciamento oficial do Governo Municipal sobre o porquê da escolha do local próximo a casas e unidade de ensino para descartar do lixo. Eles também relataram que não sabiam, e ficaram surpresos com o início da ação por parte da gestão municipal.

Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de Timbaúba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, anunciou o encerramento do lixão, sendo uma das últimas cidades de Pernambuco a tomar essa atitude. E informou que o lixo será enviado 100% para o CTR, em Igarassu.

No ano passado, a Administração Municipal teve a pretensão de doar 21 hectares de terras, localizadas na Fazenda Espinho Preto, para a empresa CTR Itaparica LTDA, de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, para construir uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos - aterro sanitário.

Essa atitude provocou revolta na população de localidades como: Timbaubinha, Loteamento Eliezer BarbosaDistrito de Queimadas e Canafístula.

E mediante a isso, foi realizada uma Audiência Pública onde os organizadores informaram que o novo aterro sanitário ficaria próximo da Barragem de Tiúma, que abastece a população de Timbaúba, além do açude de Espinho Preto e do Riacho Maria Preta, o que causaria um forte impacto ambiental e econômico, pois esse terreno está em uma localidade produtiva.

A Prefeitura desistiu de levar o projeto em frente.

LEIA TAMBÉM:

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias