Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/03/2024 às 00h45m - Atualizado em 06/03/2024 às 00h55m

Data Magna em Pernambuco: entenda o que significa o dia

O movimento tornou Pernambuco independente, formando um novo país por 75 dias.

bandeira

Hoje, dia 6 de março, é um dia qualquer para outros estados do país, mas para Pernambuco, a data representa a força da história pernambucana. Neste sexto dia do mês de março, é comemorada a Data Magna, que faz alusão aos heróis da Revolução de 1817, sendo o primeiro movimento contra os abusos da família real, que comandava o Brasil Colônia. Naquele período, a terra dos altos coqueiros se auto proclamou uma República independente de Portugal. O historiador José Walter Oliveira destaca o legado desse movimento para a história.

A Revolução Pernambucana também é conhecida como Revolução dos Padres, visto que, o Seminário de Olinda foi a nascente do movimento. Com os religiosos encabeçando o novo governo, Pernambuco se tornou independente, formando um novo país, com direito à bandeira, leis e força armada. 

O dia, que também é feriado, foi instituído pela lei Estadual 16.059 de 8 de junho de 2017. José Walter Oliveira pontua a importância desse reconhecimento.

O motivo de muito orgulho para os Pernambucanos, é a bandeira do Estado. Concebida durante o movimento, a flâmula só foi oficializada 100 anos depois da Revolução, em 1917 e carrega diversos significados. O azul representa o céu, o branco, a paz e o arco-íris nas cores verde, amarelo e vermelho, a união dos pernambucanos. Quanto aos símbolos, a estrela é o estado no conjunto da federação, a cruz, a fé na justiça e no entendimento, já o Sol, a força e a energia de Pernambuco. Outros legados desse período estão espalhados em diversos pontos do Recife, e prédios públicos do Estado.

Fonte: CBN Recife

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias